LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Recapitulando – 3


e digo 3 porque lá para traz já recapitulei o Mário Barros (Pigoso) (por despenteação mental minha não ficou guardado como “Recapitulando -1”) e o Fernando Basto ( que deveria ter sido arquivado em “Recapitulando - 2 “ . Pois bem (?), então,

Portanto...

Recapitulando - 3

Mário Jorge – Antes e Depois

Descendo a rampinha da traseira do Centro Comercial Brasília, no Porto, ouço, com uma casquinada gargalhada, a exclamação: “Oh Pá!… guarda o teu dinheiro e fala à gente!...” A tentação foi a de tomar o brado como não sendo para mim, já que é público e notório não ter eu dinheiro para guardar. Porém a voz é inconfundível e tem substanciado intermináveis sessões de enxurradas de anedotas, ao longo de décadas, em almoçaradas e jantaradas que se não contam senão por música! Estava perante o mais fabuloso “entretainer” português e o mais espectacular contador de anedotas da “Europa dos 27”. Metralha anedotas simples e inocentes á velocidade de perdigotos, horas a fio, num estilo único, inconfundível, que deixa dolorosos os “ouvintes abdomens”, durante dias, vitimados por gargalhadas intermináveis.

Pois bem: falo do Mário Jorge Santos Silva. Finalista 54, entrou para o Liceu Alexandre Herculano, para frequentar o 6ºA. Licenciou-se em Medicina na Universidade do Porto em 1961. Especializou-se em Fisioterapia, trabalhou em França onde fez também investigação cientifica, e foi docente da Faculdade de Ciências da Motricidade da Universidade do Porto, onde se jubilou por Maio de 2007.Tem um “Coração de Pomba” e “o que é de ouro não se pica” , diz o Povo e digo eu que tenho o privilégio de o conhecer muito bem. Um “gajo porreiro” !... – desculpa lá Mário, mas as verdades são *prasedezerem*, né?!...

E já agora, porque «não há almoços grátis» , assim dizem, na sua moral, os políticos e os gestores, (e quando acumulam é uma pôrra!), aproveito o ensejo para te lixar, Mário, de fininho, pedindo-te meia dúzia de minutos, para introduzires, neste teu blog, umas colaboradelas, com o que muito o valorizarias.

Mário Jorge – antes e depois. È só olhar aí para baixo.

Antes: o “Senhor Doutor”, Iluminado ! …acabado de Cartolar, na cerimónia da “Imposição das Insígnias” na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto durante a Queima das Fitas de Maio 1960.Solene! Soleníssimo!...

Cartolado Mario Jorge 1 Na Fac. Med. U.P- Queima das Fitas - Maio 1960

Depois: Telefonografado na traseira do Brasília. «Muito se engana quem cuida». Ainda lhe perguntei se tinha sido ele a tomar notas na parede. Que não, que estava só a projectar no caderninho o que depois ia passar a limpo para a parede.

Mário Jorge na entrada trazeira da "Brasília" - Setembro 07

Ri-me à brava durante 10 minutos e só tive pena de estar com horas marcadas e desse modo não ter podido desfrutar mais alongadamente do seu sentido crítico embrulhado na sua acutilância humorística.

Rui Abrunhosa

A tempo : teste à capacidade de observação do leitor: Foi notado o anel de pedra amarela? Achou-o feio e pires? Ah!!!.... o leitor é português cuscuvelheiro e invejoso. Não reparou no anel do Mário? , pois! o leitor foi muito bem educado, no nosso LICEV. Só se interessa e exulta, com o que as pessoas têm nelas, por dentro, de elevado e bom.

Rui Abrunhosa

[o exausto postador de serviço considera que
enfrentou um agudo caso de postageorreia!!
Mas isto é que enriquece o blogue "da malta"!
Parabens, Rui! ZM]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial