NOS ALMOÇOS DE ANIVERSÁRIO - 10
ANTÓNIO AUGUSTO FREITAS DA FONSECA
Na vasta aldeiasinha global da internacional, multinacional, transnacinal mundivivência das ciencias microbiologicas, numa condensação que lembra, de tão densa, a do "buraco negro", uma tal nominação aparece enaltecida, engrandecida, compreendida, reverencialmente referida como: a2f2
Toda a gente conhece o a2f2, no mundo das cocabichices, onde volteiam fungos e rodopiam ballets de bactérias danseuses
Para os íntimos, muito amigos, com ternura, é o "von Séca".
Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto apresentando para o efeito, qual grand finale, a dissertação de licenciatura - de resto classificada com 19 valores - que intitulou, com toda a lata, «Incidência bucal e vaginal de fungos do Género Candida em grávidas e não grávidas» ... !!! ... de facto não lembra nem ao diabo ! ...
Ainda as "Candidas" não estavam todas bem contadas, o que quer dizer que havia algumas mal contadas, ou mesmo, para ser franco, por contar... e já estava a receber o postal para ir reforçar a «Guarnição de Defesa da Província de Angola».
Acabada a comissão militar iniciou, alguns meses depois, a sua contribuição para a construção da primeira Universidade de Angola. Foi ali Docente de Bacteriologia e Parasitologia.
Trabalhou depois em projectos de investigação ultraestrural de bactérias no Centro de Microscopia Electrónica da Universidade do Porto onde, entre mais, ganhou músculo para poder vir a fazer investigação, durante três anos, também no ambito da Microbiologia, no New York Department of Health at Albany nos Estados Unidoa da América .
Doutorou-se na Faculdade de Medicina do Porto, onde, ascendendo na carreira académica, se jubilou como Prof. Catedrático de Microbiologia. "Chemin faisant" foi também Encarregado de Regência das disciplinas no ambito da Microbiologia da Faculdade de Medicina Dentária e da Faculdade de Ciências da Nutrição, ambas da Universidade do Porto. Era então e também Director do Serviço e do Laboratório de Micribiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Desde 2005 é Professor de Microbiologia na Escola Superior de Saúde do Campus Académico de Vila Nova de Gaia do Instituto Piaget de cujo Conselho Científico é Membro.
No exercício da sua Actividade Académica leccionou milhares de estudantes universitários.
Participou em júris de avaliação de 15 Doutorandos e de 2 candidatos ao título de Mestre na Faculdade de Medicina do Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, na Faculdade de Farmácia do Porto, na Faculdade de Medicina Veterenária da Universidade Tecnica de Lisboa, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na Faculdade de Engenharia do Porto. Estagajo ainda vai ter que me explicar, muito de vagarinho, ukékas bactérias, os fungos, muito especialmente as Candidas bucais e vaginais têm que ver com uma Faculdade de Engenharia !!!...
Mas há mais: Só nos últimos 6 anos deu colaboração a 30 iniciativas de Ensino Pré e, sobretudo, Pós-Graduado: Cursos, Seminários , Palestras, Conferências.
É autor ou co-autor de numerosos trabalhos científicos na sua esmagadora maioria publicados em revistas internacionais da especialidade, sendo de salientar a inclusão do seu nome como o do único autor português no Bergey's Manual of Sistematic Bacteriology, ( Volume 4: pg.2406-2409; 1989 - Edição da Williams& Wilkins)
Reportando apenas o século XXI, publicou, nos últimos 9 anos - só ou em colaboração - 56 Artigos Científicos em revistas com arbitragem científica e de circulação mundial.
Só ou com colaboradores, apresentou, nos últimos 7 anos, 19 comunicações a congressos de grande prestígio internacional realizados nomeadamente na Alemanha, Canadá, Reino Unido,França, Espanha e Dinamarca.
POSSASEMARQUINHAS!!! ... génio, muitissimo trabalho, uma grande humildade, no modo de ser e no modo de estar, delicadissimo e disponível para com toda a gente. Construido no Sádio Espírito Universitário !
Não é, nem nunca foi, homem (?) de alfurgisses e do espírito carreirístico-merdungueiro que estapurou a Universidade Portuguesa e, porisso, muitissima responsabilidade tem no coitadito do portugalito em que quase tudo isto acabou... e digo quase porque ainda há no Silencio da Humildade da Verdade e da Coragem Homens que não fazem de seus autosolarinizados umbigos e, peor, dos seus vorazes estómagos, o centro duma "coisada" que só para eles é o mundo, não o real, mas o das suas babadas autoarqitecturas míticas.
Singelo, amoravel, incapaz duma calúnia, de bater no ausente ou no fragil, ou no caído, de rejeitar porque diferente, de se bandear para o lado do forte do momento, depois de já ter bajulado o que até aí parecia, mas afinal não era, o cavalo a cavalgar. Um Homem moldado na melhor Moral, a que emana do Amor, de acção, fluída na disciplina ferrea da Ètica, com a Humildade dos corajosos e a Coragem dos humildes.
A certo momento desandou-se-lhe a roda da fortuna e ficou sozinho, ... com 7 Filhos... todos pequenitos...- Na Humildade da sua Coragem criou-os. São com ele, hoje, um todo coeso. Está à espera do 10º Neto !!!... embebido de serena Alegria !...
.... Xiiiisssssâ!!! ... é Tudo em Grande!!!...
Abraça-te comovido o
Rui Abrunhosa
__________________
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial