NOS ALMOÇOS DE ANIVERSÁRIO - 7
Licenciou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Muitissimo estável na sua actividade profissional, trabalhou desde sempre na indústria metálo- mecânica numa das maiores empresas deste ramo de produção em Portugal. Sediada em Leça do Balío, tinha o nome de «Secheron». Ficou celebre porque fez o arco em ferro para, deslisando-o em carris assentes em ambas as margens do rio Douro, vir a servir de molde à construção dos arcos em betão da Ponte da Arrábida. A originalidade da solução foi reconhecida em todo o mundo desta área de conhecimento que então gratificou com admiração o Engº Edgar Cardoso que a concebeu , e os Engenheiros Mecânicos da Secheron que a realizaram. O Arco da Arrábida tinha então o record de se ter tornado no maior arco do mundo, em betão armado. Não sei se ainda é. Mais tarde a Secheron tranformou-se na SEPSA.
Ao longo de décadas prestigiou a Secherom e, depois a SEPSA, com o rigor a disciplina a qualidade do seu Trabalho. Ali o iniciou no Gabinete de Estudos, depois passou aos Serviços Tecnicos . Acabou no Sector Comercial.
Obviamente está hoje retirado da actividade profissional. Entretanto a SEPSA pifou. Logo que lá faltou a inteligência do nosso Valença... não sem que antes não tenha exportado para todo o mundo e feito quase toas as protecções metálicas das nossas estradas e auto-estradas.
Foi, desde sempre, um elegante cultor da actividade física programada. Fez atletismo e jogou ténis, até bem recentemente. Desde que se reformou "dá-lhe mais a morrinha" e vai espassando, cada vez mais, as sessões.
Tem como 'hobby' viajar... "not bad"!...
Frequenta desde a sua fundação o "Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes" onde, entre mais, se tem dedicado á Arqueologia. Inicirá ali, dentro de dias, novo ano lectivo, este ano dedicado à «Arqueologia do Território Português », dirigido pelo Prof. Armando Coelho da Universidade do Porto.
Homem de quatro ésses: Sereno, Simples, Sóbrio, ..." Sage"! ...
Abraça-te o
Rui Abrunhosa
____________________
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial