LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

domingo, 17 de maio de 2009

NOS JANTARES DA MESSE - 1

.


ÁLVARO JOSÉ MALAFAYA BAPTISTA

Todas as «Segundas Quintas Feiras », de cada mês, exceptuados os das "férias grandes"- Julho Agosto e Setembro - se reúnem Antigos Alunos do Liceu Alexandre Herculano no Restaurante da Messe de Oficiais, na praça da Batalha, no Porto.

Aparecem Pessoas de todos os tempos... Já ali encontrei "um Colega" com 1oo anos de idade, engenheiro aeronautico no Brasil onde sempre viveu e continua a viver. O grosso das tropas mastigadoras é constituido pelos elegantissimos e muitissimo bem dispostos «Tenentes-Marechais» que foram finalistas em 1954, e seus coetanos.

Ambiente excelente, elevação de modos e maneiras. Pitança inexcedivel... E «a Cultura começa quando as Pessoas se encontram»... já lá dizia o Miguel Torga!...

Muito boa organização , com a contumácia, entre mais, do Fernando Gonçalves Pereira e do "gajo do retrato"

Licenciado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o Álvaro é Pessoa de muita sensibilidade e grande ternura pelos mais frágeis. Solidário. Sempre me comoveu a sua suave postura de Amor para com sua Irmã Beatriz, na inimaginavel Dor de Mãe que lhe atravessou a vida...

Por alturas de Carnaval, assistiamos a uma aula já não lembro de quê nem por quem... Era 5º Ano. O "Menino Álvaro" faltou. Numa de crise desexistencial. E eis senão quando rebenta um petardo, colocado por fora, no postigo de ventilação que ficava junto do roda-pé da sala do 5ºA. Uma certa sagesa com que sempre se conduzia a disciplina - nessa época - troxe aprofundadas conversas com o Director de Cíclo ( acho que era o PÓpi) e o Papá Chico ( na sua subida qualidade de Reitor). E "o rapazinho" lá cresceu mais um pedacito... sem ninguém dar por isso, nem ser à custa de elevatórios puxões de orelha.

Era "um criativo". Foi ele que que enriqueceu a Língua Pátria com o substantivo novo do «Quilhones» que vestiu como uma luva ao Saudoso Amadeu Lima. É tambem dele a "patente" do brado «ÓquimKóçamos!...»

Cultivou sempre o desporto. Era exímio no "handball. Julgo não errar se disser que ainda hoje joga ténis.

Dirigiu a Farmacia nos Clérigos do Senhor seu Pai - o Professor Catedrático da Universidade do Porto , Doutor Alberto Malafaya. Mais tarde teve Farmácia própria, algures a sul do Porto.

"In Short": Um Gajo Porreiro!!! Toda a gente gosta de ti - Álvaro!!!...

Rui Abrunhosa



1 Comentários:

Blogger LAH1954 disse...

Prá memória da malta:

Estávamos numa aula de Geografia (nã sei já se com o Homem das Caverna se com o Meus Pequeninos) e o Álvaro estava em pleno estiquete frente ao mapa mudo político da Ásia (que aliás era de origem francesa, o mapa mudo, como muita coisa naquele Liceu!). O prof apontou com a vara uma ilha grande, indonésica-avant-d'être, Samatra de nome porque os anglos pronunciaram mal o Sumatra que a gente tinha dado aquilo, e disse para o Malafaia: "Que ilha é esta?" Da primeira fila alguém soprou "Samatra! Samatra!", mas o Álvaro ouviu mal e fortemente, convencidamente disse ali o nome que parecera ouvir: "Salamanca!".
- - -
Gozo geral! Mas, para mim a vingança do Mapa viria pouco depois. O mesmo prof que eu já nem sei quem ela e o mesmo estupor de mapa, agora da Austrália. Tratava-se de dizer os nomes das capitais dos estados (ou províncias) australianos pela sua localização no mapa (porra! o que a gente tinha de saber!) e eu só conhecia Port Darwin - e o prof apontou ao lado. E esta?, disse ele. respondi pronto: É um nome inglês muito difícil que me não me lembro! Muito difícil! Pois é... disse ele em ar gozão... esta cidade tem mesmo um nome inglês dificílimo... chama-se "Adelaide!".

ZM

26 de Maio de 2009 18:08:00 GMT

26 de maio de 2009 às 18:14:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial