LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

terça-feira, 2 de outubro de 2007

VISITEI PADRE ALEXANDRINO BROCHADO, por Rui Abrunhosa

Foi por finais de Junho passado, a 26. Já nem lembro há quantos anos teria caminhado pela última vez na Rua de Santa Catarina… De repente bateu-me no espírito, lá, num recanto bonito, onde me “superficiam”, com saudosa ternura, evocações do Bem e do Bom que o fluir da Vida me foi doando. Bateu-me, dizia, o desejo de recapitular o Padre Brochado.

Nessa tarde aconteceu-me uma fresta com vista para a Liberdade. Pisguei-me logo.

Fui à Capela das Almas (fig1) onde é Capelão, há mais de 50 anos. Ali vive também.

Fig. 1

Cinco minutos depois de me anunciar sou recebido no 1º andar, onde Pde. Brochado me espera, de pé, com a confiança reforçada numa bengala, dentro de uma sala, ampla, forrada de livros, com um recanto para acolher com conforto (fig2) e uma outra área para trabalhar (Fig.3).

Fig. 2

Fig. 3

Recordamos Pessoas, vivências, experiências, crescimentos, que o “Nosso LICEV” a todos proporcionou. E a ele, também, confessa, durante os 24 anos que ali laborou. Lembra tudo, lembra-se de tudo. Contou como e porquê saiu o Doutor Brandão e entrou o Padre Alexandrino Brochado. Haviam sido condiscípulos nos Seminários. Foram Ordenados lado a lado há 64 anos. Consultaram-se e partilharam, quase diariamente, (sic), ao longo da vida. Revelou - me estar a alguns quilómetros do Porto quando recebeu recado telefónico, urgente, de que o Senhor D. Domingos pressentira o termo da sua existência física e expressara o desejo de lhe falar imediatamente. Veio aflitamente esbaforido. Chegou, debruçou-se sobre o rosto de D. Domingos (quem sabe, imagino, pegando-lhe a mão) .Notou-lhe movimentos lentos nos lábios lentos, mas já não ouviu som…

Com os olhos longe – onde?! - o Padre Alexandrino disse-me que «todos os dias lembro D. Domingos e quase todos os dias me interrogo sobre o que me quereria dizer D. Domingos naquele último momento…!!...» (sic). Ficamos algum tempo num silêncio que só num lance de grandeza se sabe escutar. Conserva desde então, junto de si, modulando-lhe a atmosfera deste seu sítio de estar e trabalhar, a fotografia que D. Domingos lhe ofereceu autografada, feita, se não erro, a quando da sua Sagração. Pode ser discernida, ao lado do candeeiro, na Fig.2.

Perguntei-lhe depois, mais adiante se me autorizava a tudo isto contar neste blog. Que sim! Que «um blog pode ser sempre algo muito bom enquanto ocasião de partilha enriquecedora uns dos outros» - acrescentou.

Recapitulados aspectos outros, as suas décadas de trabalho na Caritas ( 57 anos), os azulejos em geral e os da Capela das Almas em particular (tem publicações onde explana o erudito conhecimento que tem destas matérias) ,a sua relação de muita estima, mútua, com o Dr. Malpique, por quem tinha profunda admiração…; levantou-se, entretanto, com esforço e, enquanto se dirigia para a sua mesa de trabalho, disse-me muito gostaria de me oferecer os seus dois últimos livros, um a sair agora - «Pontos de Vista» (que se lhe vê na mão na fig.2) e outro publicado há três anos - «Sintomas». Já sentado (fig. - 3) autografou-os. Não resisto e, pedindo ( “in pecto” ) ao Senhor Padre Brochado – com vénia – licença para o fazer, reproduzo a seguir, por digitalização, o «Ponto de Vista» nas páginas 88 e 89 (figs.- 5 e 6) .

Figs. 5 e 6

Enfim ! Gostei muito ! Padre Alexandrino Brochado : a singeleza, a simplicidade, a cultura, a doação, a humildade, a sabedoria, o caloroso carinho no Amor aos mais frágeis. “Lui meme”, no seu môlho. O “Bolachinha” (fig 4)


Fig.4

Saído da Capela das Almas subi um pouquinho a Rua de Santa Catarina e …! deparo – me, ali, no passeio, com o Padre António Vieira!!! ….., Eu depois conto…

Rui Abrunhosa

1 Comentários:

Blogger Jose guimarães disse...

Tenho um livro que o Pe Brochado me deu po ter ganho as sabatinas que organizava nas aulas de Religião e Moral no LAH - anos 50 .

21 de agosto de 2012 às 13:16:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial