HOJE É DIA DE NATAL…
Foi feita em Junho passado pela minha Filha Rosário - de quem já muito vos tenho falado - quando, pela tardinha, regressando do seu trabalho, em Gaia, depois de saída em S. Lazaro, caminhava para o Campo 24 de Agosto, onde se mete num segundo autocarro.
Fig.2 - Uma página de Camilo - o da nossa avenida - 1882
(se não lerem bem, cliquem com a direita do rato)
E novo pulo da memória: duas citadelas, no “Expresso”, de trabalho do jornalista João Paulo Guerra, publicado em 24.03.2005, no Diário Económico, a propósito de manchete de primeira página do “Público”de dois ou três dias antes: Fome – 200.000 Portugueses… (Fig.3).
Agora são mais, muitos mais e quase todos os dias tenho homens de barba rija e mulhers de grande coragem a chorarem a meu lado nos gabinetes de consulta médica em que trabalho. Dizem os que estudam cientificamente as coisas e nada têm a ver com a merdunguice dos intrigalheiros da politiquice que a pobreza escondida pela vergonha ronda os 2 milhões, e como somos 10, então 20%. É preciso muito génio para produzir tanto Pobre!...não é fácil!...
E aparece-me no hipocampo, ou lá onde é que é que a memória se me segrega , a exclamação de Brecht (faz bons diagnósticos, mas nem sempre lhe aceito as terapêuticas…) : Fig4
.Fig. 4 - Do rio que tudo arrasta...
Natal: refugio-me na Memória do Grito de Paulo VI,: «… homens!... sêde HOMENS!!!... »
Rui Abrunhosa
_____________________
(1) Fiquei um nadinha incerto do que em rigor Camilo queria dizer falando de Tratantes. Fui por isso ao Grande Dicionário de Língua Portuguesa de Cândido Figueiredo – 1939 – Bertrand Editora 23ªed,1986. Vejam na Fig.5.
Fig. 5 - Tratante - significado por Cândido de Figueiredo
.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial