LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

HOJE É DIA DE NATAL…


... e, não sei porque navegações do Espírito, dou comigo a saltar, de “rememória” em “rememória”. A certo passo já estava na fotografia do “Busto de Camilo” na “Nossa Avenida”. Mostro-a aí a seguir mesmo (Fig1).

Fig 1 - Busto de Camilo visto pela Rosário

Foi feita em Junho passado pela minha Filha Rosário - de quem já muito vos tenho falado - quando, pela tardinha, regressando do seu trabalho, em Gaia, depois de saída em S. Lazaro, caminhava para o Campo 24 de Agosto, onde se mete num segundo autocarro.

Desta imagem, deste busto, ao meu Amigo Camilo Castelo Branco,”lui meme”, no frio de Seide, por esta altura dos nossos dois invernos – o dele era o de 1882 - foi um salto de pardal!... Empurrei-lhe, mansamente, a porta da sala. Rangeu, mas não o distraiu. De joelhos embrulhados, numa manta, escrevia o naco que de seguida transcrevo, electronicamente reproduzindo a página 30 do “Perfil do Marquês de Pombal”, na edição de 2003, pela “Folhas e Letras”(Fig2). ( 1 )

Fig.2 - Uma página de Camilo - o da nossa avenida - 1882

(se não lerem bem, cliquem com a direita do rato)

E novo pulo da memória: duas citadelas, no “Expresso”, de trabalho do jornalista João Paulo Guerra, publicado em 24.03.2005, no Diário Económico, a propósito de manchete de primeira página do “Público”de dois ou três dias antes: Fome – 200.000 Portugueses… (Fig.3).

Fig. 3 - Fome - 200 000 Portugueses

Agora são mais, muitos mais e quase todos os dias tenho homens de barba rija e mulhers de grande coragem a chorarem a meu lado nos gabinetes de consulta médica em que trabalho. Dizem os que estudam cientificamente as coisas e nada têm a ver com a merdunguice dos intrigalheiros da politiquice que a pobreza escondida pela vergonha ronda os 2 milhões, e como somos 10, então 20%. É preciso muito génio para produzir tanto Pobre!...não é fácil!...

E aparece-me no hipocampo, ou lá onde é que é que a memória se me segrega , a exclamação de Brecht (faz bons diagnósticos, mas nem sempre lhe aceito as terapêuticas…) : Fig4

.Fig. 4 - Do rio que tudo arrasta...

Natal: refugio-me na Memória do Grito de Paulo VI,: «… homens!... sêde HOMENS!!!... »

Rui Abrunhosa

_____________________

(1) Fiquei um nadinha incerto do que em rigor Camilo queria dizer falando de Tratantes. Fui por isso ao Grande Dicionário de Língua Portuguesa de Cândido Figueiredo – 1939 – Bertrand Editora 23ªed,1986. Vejam na Fig.5.

Fig. 5 - Tratante - significado por Cândido de Figueiredo

.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial