LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

terça-feira, 6 de outubro de 2009

LABIRINTOS DA SAUDADE - 4




DR. MANUEL PEDROSA DE OLIVEIRA AFONSO
PÓpi
Professor das Matemáticas de Rigor. No tempo em que 2 e 2 eram 4.
Ainda não havia a desbocada época - de gente toda muito séria - em que 2 e 2 são 2oo e 2, com direito a uma cadeia de «Off Shores» até ao resultado final do " imbaporou-se"... q.e.d (quod erat demonstrandum) ...
«... Esquêva... , ora esquêva... mas esquêêêva!!!.. Oh homem !, apague e esqueva!!! :.... »
... «Popiedade pimeia das popoções». ... : ...
Tudo de gabardine. Pelos ombros. Cinzenta, escura, vagamente acastanhada, lisa, pertinazmente sustentada. Nunca percebi como... De Caderneta verde e uma Vara cor de canela, longa, da sua avantajada altura, e lisa - numa mão, a direita - e a outra, na cintura, um pouco em trejeito de regateira, por isso muito elegante, convidativa de um pequeno avanço do sapato esquerdo, preto, ou quase, sem brilho nem gracha, desde há longo tempo, 44, biqueira larga, aflorando a boca larga da calça, lisa de festo. Sem nunca deixar descair a gabardina que, agora e logo, aconchegava mais, com um doce movimento de ombro, apoiado na flexão contumaz do cotovelo... Eu tinha 14 anos, quando passei horas, à espera, de que a gabardine caísse...
Director de Ciclo. O que conferiria sempre uma grandiosidade outra se a gabardine caísse ...!
A serena Paz interior do Santo.
Nunca se lhe viu, porém, um sorriso, mas também nunca ninguém lhe surpreendeu um olhar severo.
Nove Filhos!
Um Herói!!...
Que pena que 2 e 2 já não seja 4 !!!...
Dr. Pedrosa : socorrendo-me do António Lobo Antunes, aqui lhe deixo «Um sorriso dentro de uma lágrima»
Rui Abrunhosa

1 Comentários:

Blogger Fernando Ribeiro disse...

É com um nó na garganta que revejo aqui a figura do "meu" saudoso professor de Matemática.

O dr. Pedrosa foi, sem dúvida nenhuma, dos professores que mais me marcaram, lá pelos idos de mil novecentos e sessenta e tal, quando ele já estava a atingir a idade da reforma. Talvez tenha sido ele, mais do que qualquer outro, quem me incutiu o gosto pela Matemática.

A descrição que neste artigo é feita do competente e bondoso Pòpi (alcunha que no meu tempo continuava a ser usada, com ternura) corresponde ao que me recordo dele.

Muito obrigado pelas boas recordações que me despertaram. Bem hajam.

12 de outubro de 2009 às 01:15:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial