LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UM OFTALMOLOGISTA COM MAIS OLHO DO QUE BARRIGA

.
.
.
JOSÉ GABRIEL CARDOSO VIEIRA





.
.


Iniciou o seu curso liceal com 9 anos de idade. Era o colega mais novo das 4 turmas de caloiros em 1947-48. Era o número 5,da turma A, habitava portanto a carteira da extrema esquerda, de quem está virado "pró quadro", na primeira fila. Ou seja, já trazia os "óclinhos" iguaizinhos aos que ainda hoje usa. Profundamente bem educado e com grande sentido de camaradagem. Finíssimo sentido de humor, com piadas muito elaboradas, diria com estrutura Mozartiana, sibiladas entre dentes,curtissimas, fazendo com elas brilhar os vidrinhos dos óculos. Um sorrisinho terminal aconchegava sempre a impossibilidade de uma ofensa.


.


Acabou Oftalmologista, Chefe de Clínica do Hospital de S. João, no Porto. Retirando-se cedo,por vontade própria, mantém a sua actividade no seu consultório privado, em Gondomar, onde sempre viveu.


.


Exímio Cirurgião Oftalmológico, tinha tiques do próprio Cristo: onde punha a mão, o Cego voltava a ver! Deu a luz da visão a muita, muita gente. Salvou da cegueira muitíssima gente, mas nunca conseguiu nada com políticos. Vigia muitas, muitas Pessoas que continuam a abrigar-se sob a sua bondosa asa protectora .


.


Para ele tenho encaminhado doentes de quem tenho sempre um feedback. Orgulho-me de dizer que são sempre extremamente elogiosos em tudo quanto reportam, relativamente às facetas da sua Humanidade, da sua Urbanidade, da sua qualidade científico-médica, da sua elegância e bom senso, no ambito da extrema dignidade e do mais total respeito pela ética. Em tudo .E, portanto, também quando pratica os seus honorários. Nunc se deixou sugar pelos buracos negros da medicina, donde até os relatórios médicos saem assinados por secretárias...

.
Já não se fabrica "disto"!
.
Homem de grande altura na capacidade de sofrer ...
.
Estou-te muito grato, Tuca. Cuidaste de meus olhos anos a fio, Num certo tempo protegeste-me de uma cegueira anunciada.
.
Já lá dizia o Gedeão (de quem lhe fizemos os exercícios de física):
.
«Os meus olhos são uns olhos...
É com estes Olhos Ums,
Que eu vejo no mundo escolhos
onde outros não vêm escolhos nenhuns!...»
.
Pois é Tuca... é com os teus Olhos Ums que vês,nos olhos deles, escolhos... onde outros não vêm escolhos nenhuns...
.
...mas muitissima Basófia têm!
.
Abraça-te com gratidão o

.
Rui Abrunhosa


_______________

.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial