LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

terça-feira, 8 de maio de 2007

O PÓpi a Vanessa Fernandes – Campeoníssima de Triatlo – e Perosinho.

Uma nova e excelente postagem do Rui Abrunhosa

Assim mesmo. Tudo no mesmo saco! Como a Vanessa é magrinha o PÒpi cabe.

Há 2 ou 3 semanas almocei em Perosinho, num sábado solarizado, mas friamente ventoso, com um grupo de amigos dos tempos da minha jóvem adultez. Fazemo-lo por meados de Abril desde há 46 anos. Desta vez calhou em Perosinho . Para os que se perderam pela rota da seda lembro que é uma freguesia importante no sudeste do Concelho de V.N.de Gaia. Nela residiu o PÒpi . Saía de lá de madrugada – anos a fio, por gelos ou caloraças – numa camionete “dos Carvalhos” a desfazer-se de podre e cheirava a gasoil, sováco, frangos e chulé que tresandava (ainda andei nelas, pelos idos de sessenta e estavam na mesma – eram pretas e vermelhas escuras). Chegado à Batalha enfiava a pé, até ao Liceu Alexandre Herculano. Dava uma porradaria de horas de aula, almoçava na Cantina, com a Maralha (mais tarde também com um seu Filho que se licenciou depois em Matemáticas), dirigia “o ciclo” ora o primeiro, ora o segundo, esclarecia bem *a popiedade pimeia das popoçôes* - “esqueva!..., mas esqueva!!...” e regressava a pé, até à Batalha, com um pequeno cortejo de ganapada que também usava as “Camionetas dos Carvalhos”, ou outras, para reentrar em casa pelas ( cerca das) 7 da tarde!!! – Um Herói! Um Homem Bom! Então não é que quando pergunto ao meu amigo, autoctono, pelo PÒpi, ele me diz que estávamos a poucas centenas de metros do local onde era sua moradia! Pedi-lhe que me levasse lá. Pude deste modo fotografar o sítio onde esse Homem Grandiosamente Humilde e Generoso e sua Esposa Criaram 9 Filhos !

Só uma Filha não prosseguiu estudos profissionalizantes, para ficar em casa a ajudar seus Pais. A maioria licenciou-se .Nomeadamente em Matemáticas. A Casa já não existe e em seu lugar observa-se um prédio urbano de apartamentos. Mas permanece a Horta e o Jardim, tudo num conjunto ainda protegido pelo muro que já ali estava há longas décadas, (quiçá existe há séculos), protegendo o Dr. Pedrosa Afonso e sua Giga-Família. É o que mostra a Foto-do-telefone que junto. E a Vanessa Fernandes?!... Pois os telejornais de hoje abriram com o relato de mais uma campioníssima vitória no Triatlo, depois de limpar o Sebo a umas Figuronas “lá de fora”. Nascida e criada a não muitas centenas de metros da casa do PÒpi é, depois das gloriosas tenacidades vitoriosas do PÒpi a grande glória (na tenacidade), de *Peusinho*

Aqui vos deixo as minhas saudades pelo PÒpi, nesta minha singelíssima lembrança, de homenagem a um Gigante.

Rui Abrunhosa

1 Comentários:

Blogger J J R disse...

Um dos seus filhos foi meu colega de curso, em 1961, na Academia Militar, cuja carreira prosseguiu. Foi também, no dia em que ambos nos matriculávamos que estive com o Dr. Pedrosa Afonso que fora levar o "menino" a Lisboa.
Quanto ao filho, seguimos por rumos diferentes ele pela Artilharia e eu pela Engenharia. Ele continuou e eu desliguei-me da tropa. Vi-o, pela última vez na Guiné, já muito "apanhado pelo clima" e creio que acabou evacuado pela psiquiatria.
Voltando ao saudoso Dr. Pedrosa Afonso foi uma das pessoas mais extraordinárias que conheci! Tenho muitas saudades dele...
José João Roseira Coelho

5 de maio de 2020 às 07:21:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial