O PÓpi a Vanessa Fernandes – Campeoníssima de Triatlo – e Perosinho.
Uma nova e excelente postagem do Rui Abrunhosa
Assim mesmo. Tudo no mesmo saco! Como a Vanessa é magrinha o PÒpi cabe.
Há 2 ou 3 semanas almocei em Perosinho, num sábado solarizado, mas friamente ventoso, com um grupo de amigos dos tempos da minha jóvem adultez. Fazemo-lo por meados de Abril desde há 46 anos. Desta vez calhou em Perosinho . Para os que se perderam pela rota da seda lembro que é uma freguesia importante no sudeste do Concelho de V.N.de Gaia. Nela residiu o PÒpi . Saía de lá de madrugada – anos a fio, por gelos ou caloraças – numa camionete “dos Carvalhos” a desfazer-se de podre e cheirava a gasoil, sováco, frangos e chulé que tresandava (ainda andei nelas, pelos idos de sessenta e estavam na mesma – eram pretas e vermelhas escuras). Chegado à Batalha enfiava a pé, até ao Liceu Alexandre Herculano. Dava uma porradaria de horas de aula, almoçava na Cantina, com a Maralha (mais tarde também com um seu Filho que se licenciou depois em Matemáticas), dirigia “o ciclo” ora o primeiro, ora o segundo, esclarecia bem *a popiedade pimeia das popoçôes* - “esqueva!..., mas esqueva!!...” e regressava a pé, até à Batalha, com um pequeno cortejo de ganapada que também usava as “Camionetas dos Carvalhos”, ou outras, para reentrar em casa pelas ( cerca das) 7 da tarde!!! – Um Herói! Um Homem Bom! Então não é que quando pergunto ao meu amigo, autoctono, pelo PÒpi, ele me diz que estávamos a poucas centenas de metros do local onde era sua moradia! Pedi-lhe que me levasse lá. Pude deste modo fotografar o sítio onde esse Homem Grandiosamente Humilde e Generoso e sua Esposa Criaram 9 Filhos !
Só uma Filha não prosseguiu estudos profissionalizantes, para ficar em casa a ajudar seus Pais. A maioria licenciou-se .Nomeadamente em Matemáticas. A Casa já não existe e em seu lugar observa-se um prédio urbano de apartamentos. Mas permanece a Horta e o Jardim, tudo num conjunto ainda protegido pelo muro que já ali estava há longas décadas, (quiçá existe há séculos), protegendo o Dr. Pedrosa Afonso e sua Giga-Família. É o que mostra a Foto-do-telefone que junto. E a Vanessa Fernandes?!... Pois os telejornais de hoje abriram com o relato de mais uma campioníssima vitória no Triatlo, depois de limpar o Sebo a umas Figuronas “lá de fora”. Nascida e criada a não muitas centenas de metros da casa do PÒpi é, depois das gloriosas tenacidades vitoriosas do PÒpi a grande glória (na tenacidade), de *Peusinho*
Aqui vos deixo as minhas saudades pelo PÒpi, nesta minha singelíssima lembrança, de homenagem a um Gigante.
Rui Abrunhosa
1 Comentários:
Um dos seus filhos foi meu colega de curso, em 1961, na Academia Militar, cuja carreira prosseguiu. Foi também, no dia em que ambos nos matriculávamos que estive com o Dr. Pedrosa Afonso que fora levar o "menino" a Lisboa.
Quanto ao filho, seguimos por rumos diferentes ele pela Artilharia e eu pela Engenharia. Ele continuou e eu desliguei-me da tropa. Vi-o, pela última vez na Guiné, já muito "apanhado pelo clima" e creio que acabou evacuado pela psiquiatria.
Voltando ao saudoso Dr. Pedrosa Afonso foi uma das pessoas mais extraordinárias que conheci! Tenho muitas saudades dele...
José João Roseira Coelho
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial