LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Encontrei-me com o Padre António Vieira na Rua de Santa Catarina !..., por Rui Abrunhosa

e, então vou contar…subia eu Santa Catarina, como dizia, ao terminar aqui, no nosso blog, a notícula sobre a visita ao Padre Brochado e eis que me deparo com o Padre António Vieira. Estava na Livraria da “Fundação Voz Portucalense”, saltando lesto da vera efígie que o mostrava na capa de um dos livros expostos:

Fig. 1 – Padre António Vieira : Antologia e Aforismos,
ordenados tematicamente e anotados por

M. Correia Fernandes da Telos Editora 1997. Porto

Trata-se este da recolha a partir da “Edição de Obras Escolhidas” ( Vols. X, XI, XII dos “Sermões” e VII da “História do Futuro”, na “Colecção de Clássicos Sá da Costa”, recolha dizia e cito o colector , de “algumas das passagens mais emblemáticas dos escritos de Vieira” e mais o cito quando afirma que “de facto, encontram-se nos sermões (de Vieira) “todas as grandes inquietações do Homem moderno, porque são inquietações do Homem de sempre”. Sermões que o próprio Vieira , “deseja - postula” (diz o Colector, Padre Correia Fernandes para citar o pregador) devam ser “ trovão do Céu que assombra e faça tremer o Mundo” e “um Raio para os Corações”.

Após jubilosos cumprimentos de estima e admiração (mútuas…), de quem já se não via há muito tempo, Vieira dá-me um pequenino e conivente cotovelão no meu braço e, piscando-me o olho, alagado de sorriso matreiro, aponta o dedo à contra capa e diz-me baixinho: Ora lê !… só este bocadinho!…

Fig 2 - Contra Capa de “Antologia e Aforismos”…

Li. Reli. Levantei os olhos, percorrendo-lhe a barba, até lhe pousarem nos dele, lá bem dentro, transportando um muito ténue sorriso, muito triste…
…Que abriu um silêncio, logo por ele interrompido: “não te vou maçar nem demorar agora, mas lê ainda, aqui comigo, estas quatro páginazinhas, da 37 à 40



Figs 3, 4, 5 e 6 – Sermão de Santo António, IV.


Li – devagarinho, para não perder pitada…

“Depois lês o resto, em casa”. Puxou-me pelo braço, para a rua. Já “escondidos na multidão” mostrou-me fotografias tiradas com telefone… ( o Vieira é, “na Verdade”, um Homem visceralmente actual ! … e actualizado! …) e, a certo passo ofereceu: “ olha mete estas 4 no vosso Blog . A malta do LHA sempre soube, muito bem, do que estamos a falar…

Fig.7 - Oito da manhã, Praça da Figueira, na Capital do Desimpério: 4 coisos emoldurados
27.04.2007

Fig. 8 - Oito e meia da manhã: Coiso encolhido num recanto
entre dois Grandiosos Bancos na Rua Julio Dinis, na Capital do Desimpério

Fig. 9 - Dez e meia da manhã: coiso fotofóbico
à entrada de Luxuoso Centro Comercial
no Bom Sucesso, na Invicta Cidade do Porto /Setembro 2007

Fig. 10 - Onze da manhã: pedaço de coiso nos degraus
da Força Aérea (Ministério da Defesa) - na Praça Velásquez,
também no Porto


Rui Abrunhosa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial