LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

segunda-feira, 19 de maio de 2008

ALMOÇO DOS FINALISTAS DE HÁ 53 ANOS DO LICEV ALEXANDRE HERCULANO - 4

.
António Fernando Fonseca Moreira - em Todo o seu Esplendor

Xissa ! ... « na relva»?!..., « de Portugal»?!... . On y soit !...

Não, Senhores ! Esplendor na contribuição que, com o Januário e o Carlos Soares de Sousa, deu à organização do Almoço celebrador dos «53 anos».

Perfil de realizador. A persistência, a transparência, a frontalidade, a simplicidade.

Estou a vê-lo!...: Julho 1954… Pelas 14,30 H.. Prova Oral de Ciências Naturais. Sala laboratorial, em anfiteatro, no corredor que, fazendo esquina com o ”do 1º Ano” prolongava a passagem da pérgula até ao corredor das Salas de Desenho e Trabalhos Manuais.

Mais de “meia casa”. Muitas Professoras, de outras escolas, apinocadas, por vestidos claros, mas ramalhudos, apesar de matronas, com coisa de palmo abaixo do joelho, muito ciosas de seus bons costumes, das suas muito elevadas classificações no campo da circunspecta dignidade, com batom vermelho nos lábios, levemente esborratados pelo rápido almoço.

Se bem estou lembrado, como bravo “António”, o Moreira era o primeirinho da lista. Na boa ordem democrática da época - a alfabética. Vestidinho de fatinho azul marinho . Gravatinha de nó miudinho, porém levemente levantada, logo por baixo dele, em arquinho, meio afadistadinho. Cabelo bem pentiadinho. Bons modos, boas maneiras. Tudo pousado em sapatinho preto com um bom lustrozinho.

- “António Fernando da Fonseca Moreira” chamou, solene, o Presidente do Júri. Já não lembro quem.

- “Presente!” respondeu o Moreira, da porta, esticando o pescoço, e com 4 ou 5 garbosas passadas, até se plantar na frente do Dr. Filinto Costa !...

Tudo prontinho para o tiro de partida, para a Prova Oral de Ciências Naturais.

Entre o Moreira, respeitosa e contidamente de pé, e o Dr Filinto , azambradamente sentado, de prisca ressequida no canto da boca, separava-os – entre mais – um vasto tabuleiro castanho, recamado de volumosos e vistosos “modelos”,em madeira, levemente brilhantes, envernizados, pelas suadas manipulações por gerações de mãos nervosas que rapidamente os reviravam, movidas pela ansiedade.

O Dr. Filinto faz longo seu curto braço ( noutro tempo – ouvimos-lhe todos numa aula “de substituição” – com um punho mais grosso do que a coxa duma mulher gorda …) e, com a teatralidade de quem simula casualidade, levanta um “Modelo” estende-o ao Moreira, com a imperiosa doçura de um convite, e exclama, ribombando por toda a sala a voz cava de 50 anos de pesados hábitos tabágicos :

- “Orienta-me esse caralho !..” ( sic - juro! )

Grande e prologado bruáa na sala !!!... O Moreira, sem pestanejar, segura, … seguro, … orienta ,… exibe o resultado … com o brilho (da madeira – claro! ) na mão e no sorriso - de quem já ganhou !..

Breve hesitação, e logo grande fru fru, entre as ramalhudas coisas, de palmo abaixo do joelho, apinocadas, já não só de vermelho esborratado nos lábios, mas, tranfronteiriçamente invadindo, com esse vermelho, até as raízes dos cabelos!!!. As coisas de palmo abaixo do joelho descem o anfiteatro, com furibunda indignação, abandonam a sala, onde permanece, de diafragmas explodidos por diplomaticamente silenciadas e recolhidas gargalhadas, a maralha que assiste às orais para ir recapitulando a matéria até ao dia de ser chamada “pró mesmo”.

No dia seguinte “o Filinto” já não estava no Júri. Cinco dias depois o Ministro da Educação (ainda “o Pires de Lima”?) telegrafava uma “porrada” de 2 meses de suspensão para o Dr.Filinto Costa. Coisa bem medida, para durar só em tempo de férias. E ganharam-se assombrosas histórias, contadas pelo Filinto, debaixo das tílias, enquanto lá dentro continuavam as intermináveis provas orais.

“Acho que” o Moreira teve 14 …

Na organização do Almoço de 20 de Outubro teve 20 .

Honrou -nos com a companhia de sua Esposa (Fig.1 )

Um abraço, Moreira, com a gratidão pelo que, com o teu esforço e persistência, nos vais dando, ano após ano.

Em todo o teu Esplendor ( Fig 2) .

Rui Abrunhosa



Fig.1 - Moreira e Esposa, no Convívio LAH 2007

Fig 2 - António Fernando Fonseca Moreira, metendo um bocado de inteligência na coisa - Almoço LAH 2007
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial