LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sábado, 24 de janeiro de 2009

Retrato De Um Homem Culto


RETRATO DE UM HOMEM CULTO



No mais completo respeito pelo direito à greve, que assiste ao Zé Miguel, venho dizer - e dizer-lhe - como estou grato pelo solidário apoio que sempre me deu "postando" as minhas colaboradelas.


A Ideia do Blog LAH-1954 é dele. Apresentou- ma à mesa do almoço de 25 de Novembro de 2006, comemorativo ...(... não...não... !) do 52º Aniversário da nossa finalização do curso no «Licev Alexandre Herculano»". "Desadormecendo-o" para as minhas "crippled capabilities"prometi - lhe a "arte do possível"...


... continuo a sentir que um blog da malta LAH54 pode ser uma peça muito interessante.

Desde que... desde que, insisto, ...todos metam a sua colherada! ... Como dizem os castelhanos: «cada qual com su cadaqualada» . Otherwise... quiet a shit...


No seu ensaio "O Homem de Letras", o Dr. Cruz Malpique, transcreve, em 1956, uma profunda afirmação de Eduardo Rod:«o verdadeiro papel do homem de letras é ser porta voz dos seus contemporâneos mudos", e em outro trabalho, "O Retrato do Homem Culto" (para mim dos mais belos que produziu - notável !!!) - o mesmo Cruz Malpique transcreve, em 1962,da Brotéria, o grito de Abílio Martins: « Despòticamente avassalador, o utilitarismo existencial de nossos dias tende a sobrepôr-se hoje, friamente, ao idealismo desinteressado, do saber puro, e da pura cultura».


E aqui está: O Zé Miguel - Homem Culto, Homem de Letras - no seu idealismo desinteressado, do saber puro e da pura cultura- prepara-se para ser, uma vez mais, porta voz dos seus contemporâneos mudos.


Afinfa-lhe Pá!!!... Sê Feliz no teu Trabalho !


Valho-me do ensejo - José Miguel - para te oferecer a morfografia que junto . "Retrato de um Homem Culto".


Rui Abrunhosa
___________________


P.S. : Perdi o meu "4º Secretário" ( Jorge Amado). Tenho agora o meu Neto Pedro a pegar-me nas canadianas.


1 Comentários:

Blogger LAH1954 disse...

Caro Rui, eu não merecia esta partida - mas tenho que narcisicamente concordar que a foto está boa apesar da evidência da prótese: eun nunca tive dentes tão certinhos e mesmo assim o ácido comeu-os. Excelente a tua estreia no bloganço e a pequena espaçorreia inferior que existia foi corrida num ápice, como podes ver. Era (é) necessário que mais entrem neste jogo de comunicação - e se não saibam, que peçam aos filhos... ou aos netos. Essa das canadianas faz-me recordar um amigo meu, casado com uma "quebecoise" e que tinha dado uma queda numa metalurgia. Andava de bengala, manifestamente inadaptado e o MT sugeriu-lhe andar de canadianas. "Porra! - disse imediatamente o paciente - nem pense nisso, que, de canadianas, já tenho lá uma em casa e chega-me!" ZM

26 de janeiro de 2009 às 02:09:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial