LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

domingo, 8 de fevereiro de 2009

DELA HOUVE NOME DE «PRELÚDIO»





OLIMPIA MORAIS SENA ESTEVES




Esposa do Dr. Francisco Sena Esteves, o nosso Reitor de sempre. Com ela nos cruzavamos, muito frequentementemente , quando entravamos ou saíamos o grande e belo portão em frente à entrada esquerda do corpo central do "Licev". Rodeando a esquina deste corpo usava uma porta lateral de acesso directo e independente à residencia que por direito era a do "SenhorReitor"


Mãe jubilosa de sete rapazes e duas meninas, sempre sorrindo, com uma voz maviosa, deles fez gente com caracter. Pilotavam caças da Força Aérea, criaram arquitecturas, praticacaram a arte médica, fizeram engenharia, socializaram... o antepenúltimo, o nosso Fernando, veio a ser Professor Catedrático da Universidade do Porto, onde dirigiu, por duas vezes, a Faculdade de Farmácia.


Era transmontana, por isso doce e firme, de carater e de convicções. Mulher de Fé. Procurava ajustar os seus comportamentos, fazer crescer a sua personalidade, a de seus Filhos, de seu Marido e a das Pessoas com quem se relacionava, à Luz do Conselho Fraterno que recolhia de Cristo. Sorrindo sempre. No "side car", atrelado à motociclete de seu Marido, o nosso Reitor, correu, com risadas e alegria, nos anos trinta, as picadas lamacentas de Trás os Montes, onde lhe nasceram os dois Filhos mais velhos.


Corria a primavera de 1952. O Bando saído das aulas, na Avenida Camilo, dirigia-se para a zona da Praça das Flores. Passava em frente ao muro da Igreja do Bonfim, onde largava o Mota Cardoso, gralhava pela rua do mesmo nome (ali deixando o Bahia), deixava gente na rua D. Lopo de Almeida, onde alguns viviam ( o Gaioso e os dois irmãos Rui e Luís Abrunhosa) e outros desciam até à Justino Teixeira ( o Barros e o Carlos Brito), entregava o Belmiro Guimarães na Praça das Flores, desistia do Martins - le boulanger - á entrada da Rua de S.Roque da Lameira, e terminava com o José Augusto Seabra, em casa de sua Tia , a Professora Julieta, na meia encosta da Travessa das Antas. Grupo estabilizado por quatro anos de longas intelecto-lúdico-bemcomportadas libações. nas mais surpreendentes áreas do que de mais superior alcançou o Homem logo que se apanhou com a primeira erecção... " I mean !"... do eixo craneo-radiquidiano, apoiado exclusivamente nas extremidades podálicas.

























s

















































0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial