LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

terça-feira, 5 de maio de 2009

Livros que nos fizeram - 1


O LIVRO DA SEGUNDA CLASSE



Foi em 1944... "no Mato"... Quibaxe... nos Dembos... em Angola. Era cidadão de segunda... está na minha cedula de nascimento, que conservo, guardada num cofre. Também eram cidadãos de segunda todos os meus condicípulos. Quinze ou dessaseis da Banza de Quibaxe e cinco ou seis da povoação de comerciantes. Por 1942 os nossos Pais tinham-se reunido no que hoje se chamaria uma "Associação de Pais". Construiram sòzinhos a nossa «Escola Primária de Quibaxe» e pagaram, durante o primeiro ano lectivo (1943-44), o salário de uma Professora Primária a quem deram também, porque vinda de Luanda, habitação construida para o efeito. As Pessoas da região dos Dembos eram então muito pobres. Entre Pobres a Solidariedade foi sempre fácil e simples. Foram os Pobres de Quibaxe que me deram uma Escola e era muito Boa. Fui nela muito feliz. Os meus primeiros Amigos foram os Meninos da Banza de Quibaxe. A D. Ana, com sangue africano e europeu no seu Coração foi ali a minha Professora dos 3 últimos anos e uma das mais qualificadas educadoras que jamais uma escola a falar portugues terá tido em qualquer parte do mundo. Foi com ela que me deparei com «O Livro da Segunda Classe»

Li-o, reli-o, copiei-o, para interminaveis cadernos de "dupla linha", li-o, alto, de pé, no estrado, pousadamente aberto nas minhas reunidas palmas das mãos, ... li-o mormuradamente baixinho, ... no princípio soletrava mais do que lia, no fim já lia e só de quando em quando dava uma soletradela... comecei por apontar palavra por palavra com a ponta do dedo indicador... que deslisava, mais lesto ou mais lento, quanto mais elaborado, ou mais solto, era o soletranço... ràpidamente tive de perceber que apontar com aquele deslisante indicador não era constitucional e apontar com o terceiro dedo, enclavinhando o 2º e o 4º era ainda mais grave... nunca percebi porquê...e a insistência trazia consequências... suaves, amoráveis diria mesmo, porém consequências... que de pequenino se torce o pepino...


Recapitulemos a página 10...



.... oh Menino!!!.... tira a o dedo da linha!!!!...


Rui Abrunhosa

_________

Ha praí quem tenha "livros que nos fizeram"?... Digitaliza e pranta aqui...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial