LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sábado, 6 de fevereiro de 2010

UM SÁBADO DIVERTIDO

.


BONS PORQUE CAROS - CAROS PORQUE BONS


Hoje diverti-me à brava a brincar aos fotografos...
.
Os menininhos do LAH são sempre muito fotogénicos!..
.
Botem aí o olho no Tigre!.. verdade ou mintira? Almofadada por casto sorriso, já aqui tenho a "glittering caption": Tigre bufa, com hipnotizado olhar, na vela virtual do 55º Aniversário LAH54...
.
Li, não lembro onde: «Cameras dont take pictures, photographers do»
.
Reflectindo sobre «O Escritor e o Público» o Dr. Cruz Malpique , puxando o lapinhos de traz da orelha, anotou: « Ha duas espécies de leitores: uma que crê que os livros são bons, porque, são caros; outra que os sabe caros, porque são bons. »
.
Duas páginas antes, na mesma obra de que recolhi o que acabo de citar, o Dr. Malpique escrevera : « Dizia S. Paulo " já que me não louvam, louvo-me eu a mim mesmo"(2). Garrett (a coisa veio a saber-se depois) escreveu alguns prefácios em que, fingindo de editor, não deixou os seus créditos por mãos alheias. Mas, pergunta-se : num país tão mazorro para as coisas do espírito, como é o nosso, será de péssima ética intelectual o vir um homem ( aliás inteligente como Garrett) dizer : deixe lá a bolota , e repare que está aqui uma coisa bela?»
.
E volto a insistir, só mais uma vez ( por hoje) no que nos deixou "o nosso Malpique", agora na página que, como o fiambre, está entre as duas fatias anteriores: «Em Portugal corre-se o fácil risco de se passar por obscuro no pensamento, logo que se transcenda, de um milimetro, a almondega jornalística» . (1)
.
Trocadilhando tudo para ver se consigo chegar ao nível da almondega: para mim esta fotografia é muito boa porque, para mim , como para todos nós, o Tigre nos é muito caro.
.
Caro porque Bom... Bom porque Caro...

Rui Abrunhosa
_____________

(1)O trabalho do Dr. Cruz Malpique de que respiguei as três citações é o seu livro, publicado em 1939, pela Livraria Popular de Francisco Franco e que intitulou de «Como Se Faz Um Escritor» (vêm nas pags. 192,193 e 194)
.
(2) Eu duvido que S.Paulo - uma das figuras que mais admiro na história da Humanidade e com quem mais tenho aprendido - tenha dito isto... mas se o Dr Malpique diz que sim... é porque é verdade!... ( Paulo, deixa-me que te sussurre...eu não tinha lata para tanto!!!... ou tinha ?!) ... realmente Saulo - de Tarso - foste sempre Grande !...
.

1 Comentários:

Blogger LdS disse...

"Las cosas caras son buenas; las hay mas baratas pero no son tan buenas!"

14 de fevereiro de 2010 às 19:12:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial