LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

quarta-feira, 16 de maio de 2012

LIVROS QUE NOS FIZERAM - 7

.
.
.
OU QUE NOS DESFIZERAM ?
.
.
.
.
.
.
Da arte de destruir a curiosidade de um jovem,  aos 15, ou aos 16, ou aos 17 anos, por tudo o que é a compreensão da "Vida" !!! da bios...em todo o seu esplendor... de  algo "muito bem lembrado"... e posto no terreno....
Recapitulem só. Leiam, a título de amostras aleatórias, as seis páginas seguintes. E digam lá que não é porreiro:  mucor mucedo, esporângio, gametangiogamia, (sobre esta,o que se lê, é assim : "quando hifas pertencentes a sexos diferentes se encontram, dilata-se a extremidade"... etc etc...kadmiração!... não percam pitada: fungos monóicos, homotálicos, heterotálicos...
.

 .
E sobre os musgos! seria até poético... mas não... arremessa-se, autoritáriamente, com a Funária. E logo vem a panca  do costume. Ainda palavras não eram ditas, e veem-se logo coisas de pasmar, relativas à  «Reprodução», expelidas "en sacade" num enevoamento voyeuristico. ora leiam : pêlos rizoides ( Eu era lá capaz de casar com uma Funária por muitissimo higrométrica (sic) que fosse!...) para logo se descreverem uma parte inferior dilatada, o abdomen,(sic) outra alongada, o colo, (sic) e um canal que está cheio de mucilagem... (sic) ...Uááúúú! e lá se veem, outra  vez, arquegónios acompanhados de pelos estéreis (sic) chamados paráfises... Só agora é que percebi porquê o tal anda sempre a tirar parafises da língua quando vem à televisão...



.

 Chiça se Marquinhas!!!...que Filhos  duma Funária adulta!!!
.
.
.
 Leccionava estas tremendas biologias, plácida e quase silenciosamente,
.
o
.
DR. SÍLVIO  GOMES HENRIQUES
.
.
Some sort of a quiet man... Usava uma gabardina um tantinho cerimoniosa, para a época. Tinha um caimento bem melhor do que o das outras, as da malta e, até,  as de alguns professores mais mal azambrados, .. sei lá ..."do Filinto", "do Curado" e de tuti quanti... o tom era fugidío, entre o cinza, e o malte, Procurava, perspicazmente,  como quem tira o touro das tábuas, tirar a malta destas horrorosas tábuas onde iria passar horrorosas horas a marrar...para nada... para nada,...não!, para ficar toda a vida a odiar a Vida. Muito grato Dr Sílvio...desde então e até agora mais não tenho feito do que me deslumbrar com a contemplação da Vida tentando conhecer-lhe, compreender-lhe, aqui e ali, um ou outro detalhe ao alcance da minha diminuta capacidade de Conhecer. E chego sempre à mesma conclusão : tantos eneilhões (!) de "anos" a Criar e sempre o produto que sai vem cada vez mais "bem lembrado" .
.
Rui Abrunhosa
.
(1) - neste nossos tempos últimos, de surpresa em surpresa, a notação das quantidades terminadas em ilhões tem sofrido substânciais alterações e consideráveis arranjos arrajinhos e arranjões, numa interminavel engenharia financeira, sem a ponta de um corno de fidúcia... Compreendi, finalmente, que isto é mesmo democracia e, como tal, chega a todos. A nós chega-nos a oportunidade de nos quilhar bem quilhados... pela medida grande ... A quantia que nos foi reservada, muito democraticamente,  recebeu a designação de quilhões. Com Q grande.
_____________
______________

1 Comentários:

Blogger Fernando Ribeiro disse...

Eu já nem me lembrava de nada disto! Como é que consegui acabar o liceu, aprendendo uma matéria assim?!

Eu frequentei o Alexandre Herculano na década de 60, mas foi por este mesmo compêndio que estudei Biologia (matéria que estava incluída na disciplina de Ciências Naturais) no 6º e no 7º anos. Além da Biologia, em Ciências Naturais dávamos Mineralogia e Geologia também. Que grandes crânios que nós tínhamos que ter, hem?

Não tive como professor esse tal Dr. Sílvio Gomes Henriques, como facilmente se compreende. Nem me lembro de ver alguém com este nome por lá. Tive um outro professor de quem já não me recordo.

Muito e muito obrigado por me fazerem "regressar" aos tempos da minha adolescência, que era tão cheia de ingenuidade. Bem hajam.

12 de junho de 2012 às 01:26:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial