LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sábado, 13 de abril de 2019

FUTEBOL E PORRADA NA SALA DE AULA !!!:::







DOCENTE VIOLENTAMENTE AGREDIDO


NA SALA DE AULA

E NA DIRECÇÃO DE TURMA



Ora então é assim e vem no JN - Jornal de Notícias:
















Faz agora cerca de um mês, foi aqui elaborada  a última contribuição para o nosso (so called) "blog"(.
Nem de propósito: ocorre, afinal, o imbrincar-se  do material então de Março com este de Abril e até com o de Fevereiro.

Tudo neles tem um grande eixo comum: o sistema educativo é ou não é falso, oferece ou não oferece sucesso, se está ou não está conseguido o grande desiderato que venho pedindo há décadas. Pedi para meus Filhos, pedi para os meus Netos, pedi para todos os Filhos e Netos deste país, já não vou a tempo de pedir para a minha Bisneta. E que venho pedindo?!...Não mais do que um grade mundo de afectividade, de responsabilidade, de férrea disciplina, de coragem, de  estrita competência, de esterilização absoluta das politiquíces, dos politiqueirôtos, dos grupelhos movidos pelas ansias de poder, do control, do donismo, do narcisismo do servilismo do pequenéco mercantilismo.

Desparasitado das burras loiras que não pagam impostos, mas se espesinham umas às outras no instante em que se afixam pautas com as classificações dos da turma do Filho, não para lhe conhecer a nota, mas para ver primeiro, primeiro... imagine-se!  não inventei, recolhi o facto... a nota dos dele colegas e seus directos "concorrentes"(?), julga a burra loira, com a afiada lâmina de aço do seu desbocado egoismo, com que estrelhaça tudo na frente, para dependurar o menino no cavalete duma falsa importância com  que vai ser toda a vida infeliz, porque por todo o sempre odiado..

Ao contrario, peço Sistema brotado da liberdade absoluta e responsável,  sustentado na força do pilar   da solidariedade, onde o génio de cada qual não é deitado ao balde do lixo, só porque não tem quem fuja aos impostos e roube por ele, para pagar a private fine school  que fabrica notas a martelo para poder meter o mini gajo na university.

Sim, um SISTEMA EDUCATIVO PARA TODOS E PARA CADA UM. Tout court!...

Ningém pode ficar de fora, todos, mas todos, enquanto cada um, tem de ter o Sistema especificamente desenhado para si.

Não, não é a burricada do utópico. Olhem, só e para começar, o que já está a fazer o Alexandre Herculano com a educação integrada de alunos com surdez . Trata-se ela de actividade, considerada pelas grandes autoridades na educação, mundiais,  de exemplar e de referência. Então de que estamos à espera para fazer o resto...

E o resto não é "despejar" numa sala de aula de 20 ou 30 bicos mais 2 ou 3 com deficites acentuados de cognição, por exemplo, ou em cadeira de rodas num edifício com escadas, sem elevador e onde não têm onde ir mijar, atrapalhando a rentabilidade dos 20 ou 30, não dando rigorosamente nada aos infelizinhos 2 ou 3 e deixando uma isolada e abandonada professora estrelhaçada na dignidade profissional  que lhe devia ser e não é outorgada... Isso é burla, está disseminado no Portugal democrático (ai que boa piada!) e só tem por objectivo aldrabar as estatísticas anuais para Bruxelas para afirmar lá que o sistema cá está integrado. Estão a gozar comigo , ou quê?!...Não inventei, recolhi factos...recolho factos há muitos anos...

Tive o privilégio de estudar, in loco, o Sistema Educativo da Suécia, a convite do Instituto Sueco, uma entidade governamental, com estadia em três grandes regiões do país, uma com ambiente intensivamente urbano, o da capital, Estocolmo, outro intensivamente rural e votado à agricultura e um terceiro centrado na industria, nomeadamente de construção naval - Malmo.

A Suécia está dividida em oito regiões , com autonomia total, mas interagindo numa fortíssima consistência interna, cimentada entre elas com um cimento que só o Espírito de Nação, o respeito mutuo e a funda solidariedade entre todas cimenta. E claro, também  no âmbito da Educação.

Estas três regiões foram-me apresentadas, e nisso fui cuidadosamente monitorizado, a tempo inteiro, pelo responsável máximo - Doutor Ingvar Sandling - de uma das oito acima referidas regiões, no que respeitava à educação integrada e á autonomisação  de educandos portadores de deficites cognitivos, inclusivamente de condição o mais inimaginavelmente  profunda. Na Suécia não há  um único cidadão, miúdo ou graúdo,  deste grupo, a viver numa cama ou preso, imutavelmente  numa cadeira de rodas. Todos têm - cada qual - uma resposta moldada para a sua originalidade irrepetivel, a que cada qual é..

O facto de, para minha observação, terem sido escolhidas aquelas três tão diferentes regiões, visou puder eu contemplar a condução dos processos adaptada por cada região às suas próprias especificidades. De adaptação em adaptação, para grupos cada vez mais restritos de educandos, assim se termina com originalidade, na solução para o educando de originalidade irrepetível. Toda esta construção do Sistema - sim, agora sim, isto é um "SISTEMA"- está submetida a um dogma: ninguém é mais Pessoa. A Dignidade da Pessoa é infinita e rigorosamente igual para qualquer Pessoa. Pessoa por Pessoa, cada uma, tem o Direito de receber o e do Sistema o que lhe é especificamente seu. É do que assim recebe porque apropriadamente desenhado para si, que desabrocha o sucesso que lhe é o apropriado para si.

Aqui chegados leia-se o que mais, na antes referida notícia, em salientador encaixilhamentento,escreveu o JN .





Tinha que ser, não é? 

Não tendo nunca sido implementada a Lei de Bases do Sistema Educativo, legislada pelo Parlamento, já há décadas, e que estava, desde logo, sujeita a prazo de dois anos para a respectiva implementação, não tendo sido implementada tal lei, dizia, com lisura de processos, sem escatlógicos requintes, até também de malvadez, que admira que se partam agora lâmpadas de tecto na sala onde corre a aula jogando-se a bola, e onde, sendo proibido o uso do telefone , se peça, por TM, licença ao papá, para assaltar o professor, com o intuito de, a soco e a pontapé se lhe tirar a confiscada bola e, já na direcção de turma se atire com o Professor de catrambas com um pontapé nos testículos, e mais, não tendo desaguado aquela lei de bases num límpido, cristalino, Sistema Educativo Para Todos e Para Cada Um, que admira que a Senhora Professora tenha sido agredida a soco  do que demos notícia há semanas, que admira quando centenas de docentes são agredidos todos os anos, que admira todo o inenarravel sofrimento  esventrado pela investigação sociológica que o JN relata e aqui logo acima se reproduz, que admira a tragédia dos centos de milhares de portugueses abandonados nas valetas dos caminhos da educação e, portanto da realização de vida a que nasceram com direito. Inaceitável numa Sociedade Sã. Cidadãos de 3ª?, não, de 5ª!. Portugal? Democrático?... Que boa piada... (de muito mau gosto)....

No Sistema Educativo Para Todos e Para Cada Um, a ou o infeliz professora ou professor não estão sozinhos na sala de aula. Não, são Felizes porque estão sustentados pela intervenção em grupo, de reflexão quinzenal, caso a caso, para cada discente, grupo este constituido por especialistas em pedagogia, psicologia comportamentalista, psiquiatria, pedopsíquiatria, medicina generalista, oftalmologia, otorrinolaringologia, sociólogia (este a quem cabe, entre mais, fazer organizar o estender de programa educativo e  de  realinhamento comportanental ao agregado familiar ou outros alvos em causa). Não é fantasia! eu vi! , e até assisti a uma dessas reuniões, que, por gentileza foi discorrida em inglês, já que eu não conheço a língua dos suecos).

Detalhe, só para exprimir o exaustivo da trabalheira que isto lhes dá: não é o papá ou a mamã que diz o que o ou a artista vai ser. É um longo e altississimamente responsável e pensado processo, multi factorial, que termina com a conclusão de qual é a vocação e o caminho a seguir para plena realização na vida.. Não é o cirurgião que vai usar "bué"de cunhas, telefonemas, cochichos com os das reuniões à noite às escondidas, ou com os do partido, do clube da bola ou o dos auto-proclamados "finos", quem vai fazer uma vítima fazendo-a um borrabotas e falhado cirurgioto, infeliz, toda a vida, precisamente porque caiu na ratoeira da arrogância e do orgulho do papá que sem olhos na cara lhe ofereceu afinal uma vida falhada, e, por arrastamento, quiçá, logo depois, a vida falhada de uma família, alcool, tabaco duro, psicofarmacos, conflitos com toda a gente que sei eu... que sei eu? sei ... a ética médica obriga-me a morrer com o que sei... Sim, fiz retrato robot, não posso rachar a ética..., mas eu vi, continuo a ver... País descarnado, na miséria dos comportamentos. Eu vi, na escandinávia, numa sala anfiteatro para 200 alunos, todos encostados uns aos outros , ombro com ombro, um professor distribuir os pontos e papel para respostas escritas, e, chegado ao termo da excursão pelas coxias, perguntar : toda a gente recebeu? tada a gente tem caneta? ... têm 2 horas para responder. Não esqueçam pôr o vosso nome no cabeçalho. Depois - apontando para uma das alunas da primeira fila - entreguem a respostas aqui à Ingegerd.  Tenham muito boa tarde. Até amanhã.

 Aos 18 anos de idade,  era o caso, quem é que se autoriza a si próprio a olhar para o lado!!!...

Pois bem: voltando *a vaca fria ... é o Sistema que descobre vocações e as encaminnha. O Sistema cuida, com a precisão de uma equipa que encaminha e faz pousar na Lua as pessoas que andam por lá a dar umas passeatas e as trazem de novo de volta, felizes, para todo um resto de vida. Todos ,  os que foram e os que ficaram a garantir o sucesso. 

E aquilo com que se compram os melões? Pois, todo. Todo o investimento para que o Sistema funcione impecavelmente e, com justeza seja pago quem sabe o que anda a fazer e a fazer fazer.

Mais, a quem não teria modo de pagar o que vai receber, - pois - never mind - o serviço é prestado gratuitamente. Porquê? porque na Suécia os senhores deputados andam de bicicleta, e os de longe de Estocolmo não vêm a casa de avião de borla, todos os fins de semana. Têm garantido um T0, este sim de borla, cuidam deste, lavam a camisinha e a cuéquinha e fazem o jantarinho eles próprios. O estado sueco auto administra-se sem gastar quase metade do seu orçamento em vinho... porque o holandez estava certo e foi corajoso quando o disse. Por cá, quem relincha, relinchou coisas horríveis sobre a desfaçatez  do Senhor alto magro loiro de fato azul e que se farta de se rir... de nós.

Concluindo: o miúdo de 12 anos que socou e pontapeou os testículos do seu Professor não é réu. É doente (talvez ?), e, se sim, sem assistência médica. Dele temos  uma certeza absoluta:é fruto de circunstância de vida absolutamente inaceitável, numa sociedade que estrebucha, dizendo-se democrática, no século XXI, na Europa dos 28. Não, não é democrática uma sociedade  assim, castradora e descerebradora. Não, não é democrática. Um  miúdo de 12 anos ímpregnado toda a vida de tudo  o que nunca devia ter visto, ouvido e vivido não é réu. Um miúdo que vai passar a vida até à velhice a fazer crimes horríveis, não, não é réu. É vítima. Foi estrelhaçado por TODOS NÓS até dele conseguirmos fazer um criminoso metido numa cadeia durante 25 anos. Lindo Serviço!!!. Foi-lhe alguma vez outorgada a cidadania portuguesa? ou meramente ninguém se esqueceu de o atirar para o balde do lixo?!!!

Não é réu, é vítima. 

Não há rapazes maus!, conclamou uma vida inteira de Sacerdócio o Pdre Américo! Recebeu miúdos destes, na Obra da Rua, aos centos, aqui e em África. Fez deles Homens, vertebrados éticos, morais, válidos para a Sociedade, até profissionalizados e mesmo licenciados. Foram acolhidos e - truque bem lembrado - Amados.


Temos todos , mas todos, que lhes pedir desculpa , aos meninos  de 12 anos que no país polulam, aos Senhores seus Professores e às Senhoras suas Professoras, que entre mais, até com cerca de sessenta anos, continuam, heróicamente, a dar-Se para que Outros, que lhe são confiados, cresçam. Digo todos porque todos temos culpa própria no estado a que isto chegou.

Quem tem lycopersica in su situ para meter esta skatos nos eixos?...


Rui Abrunhosa
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