LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

UM PONTO DE SITUAÇÃO






«O ONTEM E O HOJE DE UM LICEU CENTENÁRIO»







Assim titulou, anteontem, Manuel Lima, o actual director do Agrupamento Alexandre Herculano, na página nobre do Semanário EXPRESSO, nº2416 de 16/02/2019,  interessantíssimo texto,  fotografando o momento hoje no nosso liceu.

Começa, e muitíssimo bem, por puxar dos seus galões, afirmando ter sido aluno do Liceu Alexandre Herculano durante os anos 70.

Lembra depois, fruto de um certo capacitar, soprado sobre  famílias portuguesas, no caso em conselhos no norte do país, lembra, dizia. o Liceu que, no nosso tempo (1947-1954) era frequentado por 600 a 700 alunos e chegou depois a acolher 3000 bicos ! (Caramba, é     obra !)

Porém, frisa, conseguiam manter-se  níveis de exigência com que se catapultavam grande número de estudantes para o ensino superior.

Relembra,  entretanto, Manuel Lima, estar o edifício sede do agrupamento - o nosso Alexandre Herculano -  classificado como monumento de interesse público e, escreve, «ocupa lugar de destaque  na história do ensino liceal» (sic), acrescentando que não só enquanto peça brotada do génio de Marques da Silva, como ainda pela alta consistência, social, científica e pedagógica que foi adquirindo desde 1921, ano em que iniciou a preparação lectiva  das milhares de pessoas ali desabrochadas para vidas plenas de realização. Impressiona - diz - o número de vultos da vida portuguesa, de todos os portugueses bem conhecidos, no âmbito da ciência, do topo da vida de governo e da administração pública, da vida política nacional, como ainda, por exemplo, na arte, na literatura, no desporto, nas forças armadas, na economia, e ...... " pia fora" , diria um transmontano de gema !

Queda-se depois em reflexão.  Resumamos.

Recentemente, os novos circunstancialismos determinam a reinvenção do fazer SER.

A decrepitude do meio físico para a arte  da leccionação, a decrepitude do acervo de material pedagógico, nomeadamente para explicitação prática da substância lectiva, a decrepitude dos ambientes familiares de seus estudantes, traduzida na extrema debilidade económica, financeira e social, onde abundam  famílias monoparentais e famílias que apenas dispõem do chamado Rendimento Social de Inserção, são causas esterilizantes do sucesso de um qualquer objectivo. 

Muitos alunos são acolhidos em instituições em regime de semi internato e a maioria beneficia da intervenção (como vai podendo e conseguindo) da "Acção Social Escolar".

Circunstancialismos, portanto, com pesadíssima repercussão sobre a vida escolar dos discentes. E dos docentes.

É de transparente compreensão o facto de que contextos familiares tão dramaticamente incapacitados, seja  explicação etiológica para  não conseguimento da construção do subtilíssimo edifício dos valores e padrões de comportamento que lhes permitam o moldarem-se à escola, «ao reconhecimento da autoridade dos professores e dos funcionários» (sic), aqueles afinal que movimentam a escola em seu desiderato.
Deste modo é , portanto, abissal, o trambolhão impossibilitante da qualificação e do sucesso.

Ante uma tal tragédia - diz agora o escriba que aí para baixo se vai sub escrever  - claro que surge, como mais uma acha para alimentar as clamorosas chamas do Ridículo Nacional, a palhaçada dos "rankings" . Isto não pode ser infantiloidemente confundido com campionatices da  liga com faca, devidamente aldrabada por quem do torto vive. Kéláisso?!...Ou a gente não sabe como são obtidas  médias abundantes e bem confecionadas ( assim escreviam "oficiais de dia" , da tropa , em hospitais militares e outras "unidades")

Importante sim, fundamentalmente importante, sim, é saber-se  quem deixou de SER e quem passou a SER para se perceber que há quem possa e quem não possa vir a SER, e porquê, não sendo de si, de resto, nem o demérito nem o mérito de não vir ou vir a SER.

Ruminar sim, profundamente e com eles  in su situ, para terminar de vez com esta calamidade que espelha a impostura da nossa impostora democracia. Isto não é democracia. Pecebestens ò Késquesplique...

 Admiro a coragem dos Manuel Limas, e ou dos Docentes que chegam a serviços hospitalares de urgência, com a cara feita num bolo, a sangrar, após  agressões por alunos, e, pior, por pais de alunos. Só falta a cereja no topo do bolo, substanciada em telejornais suculentamente salivando o  assassinato de um Docente jnerme ( e sem seguro de cobertura pelo Estado da sua arriscadissima actividade profissional) assassinato dizia, dentro da sua própria sala de aula !!!... Docentes que sentem o terror de se apresentarem nas aulas, que se arrastam por psiquiatras, perseguidos pelas guilhotinas oficiais para arrazar e razurar baixas médicas, decretadas por Clínicos altamente responsáveis e competentes, no seu douto laborar profissional, guilhotinas que funcionam como uma verdadeira polícia política para lavar as estatísticas a enviar para Bruxelas, tudo em desmazelado desrespeito por Mulheres e Homens que investem . refiro-me aos que investem, naturalmente, . tudo de todas as suas debilitadas forças para aguentar os dificílimos lemes das fragilíssimas barcas que governam. São Heróis em seu modo de estar. Fragilissimos heróis de fragilissimos lemes , mas, porém, «de "El Rei D. João II» (recapitulemos a Mensagem de Pessoa - encaixa?).
.Está-se-lhes dando valor?... Acorda D. João, tu, o Segundo. Reafirma-lhes o teu nobilissimo principio, de que «a Ninguém se pode tolher o direito de fazer por mais Valer!!!» ÁHH João, mas, e também, impõe-lhes tua férrea disciplina, porém Democrática, não te excedas no entusiasmo. Encontra modo de solver este trágico labirinto . Pois !, pelo Amor ! ... Padre Américo conclamou : Não há rapazes maus!... Não foi Rousseau não, como estrebucham espertinhos de um quarto de tigela. Este Rousseau meteu 5 filhos na Roda. Não Amava. A via, pois claro, é a do Amor. É uma seca o que estou dizendo? então vai à merda, porque lá é que está molhadinho,... e quentinho...



Tudo quanto relata Manuel Lima sobre um Hoje que continua a apavorar, significa continuarmos na mesma. Com eles fora da escola, como antigamente, ou com eles entre quatro paredes . enquanto se não piram. Portugal continua a deitar Génio ao lixo, às toneladas.

Refrigério para tão funda ferida?, conta também Manuel Lima e também duma Renovada Grandeza para nosso Alexandre Herculano. Leiam o que vem de seguida. 

O Liceu Alexandre Herculano - vamos continuar a assim chamar-lhe, tem outra pimponisse - é, escreve Manuel  Lima, escola de referência para educação bilingue e de alunos surdos, reproduzo, «com estes alunos somos, actualmente uma Escola embaixadora do Parlamento Europeu. Também integramos acções do programa Erasmos, representamos Portugal na última edição do Prémio de Direitos Humanos (Educação) da Organização de Estados Ibero-Americanos, estabelecemos parcerias com instituições dos diversos graus de ensino de âmbito Nacional e Internacional, obtivemos o Selo de Escola Intercultural, somos Escola parceira da UNESCO e integramos o projecto Rota dos Livros em parceria com o Laboratório do Erro, a Junta de Freguesia do Bonfim e a Biblioteca Municipal Almeida Garret.»

E continua: «Foi através deste projecto que enviamos cerca de 2600 livros para a Biblioteca da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. No próximo mês de Abril, alguns dos nossos alunos vão viajar até lá, para dinamizar secções de animação de promoção de leitura.»

Quase a terminar  Manuel Lima afirma: «vivemos uma fase de enorme esperança e confiança no futuro, graças ao acordo alcançado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal do Porto para, muito em breve, requalificar o edifício ( noutro ponto do seu texto, afirma mesmo que as obras deverão arrancar este ano). 
«Estou convicto,- termina -  de que esta intervenção irá consolidar no século XXI a missão deste agrupamento de escolas melhorando a eficácia na prestação de um serviço público de educação, em benefício dos nossos alunos».   Exacto, EDUCAÇÃO, só ensino é muito curto , é tão ridículo como ir para a escola o "menino" do décimo segundo vestido com o fatinho de quando andava no quinto...

Tudo somado: 

BOAS FALAS! BOA MALHA ! MARCA Lá 3  PONTOS PRÒ MUSCAVIDE !!! (diria, com palmas, Cruz Malpique, como tantas vezes nos bradou no decurso de aulas em que acertavamos com o dardo no 20) ,

Rui Abrunhosa

A imagem acima publicada, retrato do Director  do Agrupamento Escolar de Alexandre Herculano Dr. Manuel Lima  é reproduzida da edição do Semanário EXPRESSO acima referenciada. Curvamo-nos agradecidos e na esperança de perdão para o abuso da reprodução sem prévia solicitação de permissão para a cópia.
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