LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sexta-feira, 27 de junho de 2008

ALMOÇO DOS FINALISTAS DE HÁ 53 ANOS DO LICEV ALEXANDRE HERCULANO – 7


Eduardo A. Clemente David


O "Pitecas". (Fig.1).

Fig. 1 - Pitecas psicadélico
Almoço LAH 20 Outubro 07

Um entusiasta das nossas reuniões

A este almoço chegou, todavia, ligeiramente atrasado, depois do desfrute de Sol no jardim. Com a Malta já toda parqueada pelas mesas vastamente circulares. Não tive por isso apropriada condição para o recapitular com detalhe, Ficou na outra ponta do salão.

Trouxe a sua Mulher (Fig.2) cujo encanto tive o privilégio de conhecer quando em Maio de 2007 estivemos três do Norte a visitar o Delfim.

Fig. 2 - Pitecas e Esposa no conv+ivio do Liceu de 2007

O David é, estruturalmente, um homem com a capacidade para a solidariedade. Por temperamento, por educação, por elevação de espírito e, quiçá porque comandou navios, no alto mar, por esse mundo fora, …ou dentro.

Provas? … de Solidariedade?... – Muitas. Desde sempre. A última de que me lembro: bateu na minha atenção, numa fotografia que fizemos, durante a visita acima aludida. O detalhe da sua mão, pousada, de modo protector, sobre o ombro do Delfim (Fig3). E, tanto mais isto me impressionou quando eu já reparara na ternura com que rodeava de conforto o “Bombas”, enquanto estivemos na pastelaria, onde então nos juntamos. Mais então reparei, também, no gozoso gosto, na alegria e nas gentilezas com que na ocasião nos recebeu “aos três parolos do Norte” e ao desvelo com que nos ajudou por lá, nas breves horas da estadia..

Fig.3 - Delfim com o seu Anjo da Guarda David
26 Maio 2007


O nosso Comandante de Navios, num país hoje de não mais do que “marinadas” e, talvez, o único da «Europa dos 27» sem barcos, virou, entre tanto, a bom bordo…: Fez-se Industrial. E “fêzio” muito bem. Com o sucesso que lhe permite agora a serena paz e alegria do terceiro andamento do Concerto 27, para piano e orquestra, de Mozart …

A tempo: O Senhor Möller, ex colega do David em lides e lidas marítimas, era, quando vivi na Dinamarca, considerado um herói nacional. Razão! : Veio a ter a maior frota do Mundo de Marinha Mercante. Enquanto, por isso, o homem mais rico do Povo Dinamarquês, pagava religiosamente os seus impostos. Deste modo – porque Solidário, o que só Espíritos Superiores podem ser - era o maior contribuinte para o sistema que garantia o respeito pela dignidade infinita de todo o Homem. Não me posso conceder “o direito” de ser mendaz – direito (não é?... pois parece) tão desfrutado no «Parque Zoopolitológico Português» (o Hamlet dizia a coisa pelo barato. «words... words… words…» ). Assim, em nome da transparência, se termine revelando que o David ficou como se vê na Fig.1 quando lhe disseram que um país sem Navios, sem Educação, sem Saúde e sem Segurança Social, ia comprar «Uma Caixa de Submarinos » (Pópi) com os imposto das nossas Sete Gerações Futuras !!!…

!!!

Chissa Pitecas !!! como te compreendo…

Rui Abrunhosa
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial