LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Porque não evocar as "VITÓRIAS"?

.
Lembram todos, certamente. Rebuçados – dos mais reles que já mais algum miúdo alguma vez chupou ! No miserável papel, meio opalescente, fino e embolatado de açúcar que os embrulhavam, estampavam-se bichezas de desenho em traço quase contínuo e muitíssimo naíf.
.
Só pela imaginação se acrescentava o indispensável para conferir verdade ante a legenda .
.
E o número. Cada papelinho com desenho, que embrulhava o raquítico rebuçadinho, tinha o nome e o número do bonequinho. A colecção completa tinha 200 animaloides .Depois de colados, um a um, na caderneta, dava direito a prémio grande. Não tenho a certeza se era uma bola de futebol em couro, não muito genuinamente esférica.
.
Receio estar a confundir a bola com o prémio da colecção que veio a seguir e era de Jogadores. Tinha o Patalino do Lusitano de Évora, o Cabrita do Olhanense …e “piafora”. Então: 200 !... “O mais difícil” (sic) era o bacalhau – nº 42. Depois o cabrito, com o nº.199. Em terceiro lugar vinha a cobaia. Não consigo recordar o respectivo número.
.
Só vi o bacalhau 2 vezes e nunca tive um.
.
Alguém anda por aí que ainda conserve uma caderneta de Vitórias? ! Se há, convido-o a digitalizar a cobaia, o cabrito e o bacalhau, pelo menos, e a trazer o nº da Cobaia . Ficará bem guardada, aqui, no blog, uma assim tão importante documentação : «Vitórias»


Rui Abrunhosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -

Caro Rui:
Creio que a cobaia era ... o 147! Podes matar saudades na página:
Até reencontras uma caderneta! Ah, este nosso mundo é um espanto! Quem não se admirará com os progressos deste século? como dizia o Jacinto (o do conto!).

ZM

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial