LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Estive com o Pigoso !


Uma postagem do Rui Abrunhosa!
.
“Lui même”…, o Mário Barros. Menos pêlo no topo norte , o que aparece compensado com bigode e pêra no topo sul. No mais, tal e qual.

Campeoníssimo no basket-ball do Alexandre – lembrem-se das suas mãos de elegantíssimos ilusionismos, com que fazia desaparecer e reaparecer uma bola (maior que ele!) que lançada de uma ponta do Glorioso Ginásio se enfiava sempre no cesto da tabela oposta.

Depois engatou Letras no D. Manuel . De piquerricho foi acolhido no Parque das Camélias pelo grande – muito grande - Vasco da Gama e nele voltou a triunfar! Jogou, ganhou, fez-se respeitar e, por isso, surgiu Treinador de Basquetebol.. Também treinou nos Açores, onde viveu 4 anos. Hoje treina a Selecção Nacional de Júniors. Pelo caminho: “seguros”, na “Tranquilidade”,( até em Nampula e na Beira – so called) . Depois, o *Banco Fonsecas e Burnay* onde dirigiu a Agência do Porto. Reforma cedinho, com 57 anos (como eu!) para dar tempo de gozar a Vida. Fez mossa num joelho com as “brincalhotices do básquéte”, (o que nada se nota), mas tem o ar fresco de quem tem – tem mesmo! – saúde de ferro, para destronar, “no Guiness”, o Matusalém – sem por tal jamais vir a adquirir o cognome de UmaTuzÁquem!

Recapitulamos vários dos da Malta, cuscuvelhando, ou noticiando, com ternura. Lá veio à baila o Lima, e o Magala e o Delfim e os Malafayas e o Zé Miguel e o Sena e outros mais. E, já não retenho porquê, também falamos com muito respeito e muita saudade, do Dr. Sousa, que foi nosso Professor de Ginástica durante a totalidade da nossa permanência no Liceu. Se me calhar bem, qualquer dia venho falar aqui do Dr Sousa – era Médico, era Simples e era Bom.

Por fim, 5 da tarde e aí o Avô Pigoso exclama: Oh Pá! Tenho que ir buscar o meu Neto à escola!... – onde?, perguntei eu. A Gondomar!... Ókumcarássas !! concluí eu “entre mim” (como diria Camilo o da nossa Avenida)… Pois: estávamos no Parque das Camélias… Coitadinho do menino!

Devo o prazer deste encontro ao Sr. Arlindo, provecta Glória do Vasco da Gama e que também fez equipa com o Mário. É um meu Doente (“meu”? que panca esta a dos médicos), há longos anos. E que vou administrando, o melhor que posso e sei – nem de mais, para não perder o doente, nem de menos para também não perder o doente… Foi o Senhor Arlindo que fez conjugar os astros. Estou-lhe por isso muito grato. O Senhor Arlindo juntou-nos à entrada do «Pavilhão Alves Teixeira» do Sport Club Vasco da Gama (fundado em 1909) no Parque das Camélias, à Praça da Batalha no Porto.

Menos pêlo no topo norte, bigode e pêra no topo sul. É só olhar, para os documentos que junto."

Mário Barros - o "Pigoso" - em excelente forma! (19/6/2007)

Mário Barros - o "Pigoso" - no "Parque das Camélias", Porto (19/6/2007)




Rui Abrunhosa

2 Comentários:

Blogger Rui Agostinho disse...

Andando eu à procura de fotografias antigas (anteriores à década de 70)do Parque das Camélias, dei com este blog. Com muito interesse li o texto todo. Por vários motivos, entre eles: fui atleta do S.C.V.G., clube que foi fundado em 1920 (não em 1906, data esta que se refere ao nascimento do nosso saudoso e ilustre Alves Teixeira); fui treinado (em Séniores) pelo Mestre Mário Barros; o Sr. Arlindo, mais uma celebridade do Sporting Clube Vasco da Gama (não é Sport ...), tendo deixado descendência à altura do nome; estou quase todos os dias na "Oficina de Basquetebol Alves Teixeira", não no Pavilhão, pois para ser designado como tal ... deveria existir no mínimo 4 paredes fechadas e não 3!
Foi de uma forma simpática/irónica - digo eu - que escrevi estes sarrabiscos, com a intenção de "acrescentar" mais um pouco de informação à já existente.
Cumprimentos Vascaínos.
Rui Agostinho

15 de maio de 2008 às 14:46:00 GMT  
Blogger Fernando Borges Zapping disse...

VISITA O MEU SITE WWW.BASKETPT.NET

3 de junho de 2010 às 15:41:00 GMT  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial