LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

sábado, 6 de março de 2010

MAGISTER ZÉ MIGUEL DIXIT

.

MESTRE JOSÉ MIGUEL LEAL DA SILVA


No passado dia 1 do corrente, pelas 10 horas, o nosso Zé Miguel (fig.1) apresentou a sua " Tese de Mestrado" à Universidade Nova de Lisboa (fig 2).
.
Este gesto, académico, levou 19 minutos. Desenhado no tempo, com 2.275 palávras , debitadas numa compassada fala, à razão de 120 por minuto.
.
Com o seu trabalho de investigação sociológica, intentou uma "Teoria Geral do «Rush» Minerador - em Portugal - durante a 2ª Guerra Mundial", usando o modelo de Arouca.
.
A fala do Autor, para esta apresentação, está no seu "Blog" w.w.w.sai-tedaqui.blogspot.com.
.
Quando dispusermos de mais substância , em seu completo esplendor - mais um!... de Portugal!... - voltaremos a esta interessantíssima ( no doubt...) frioleira de eventos, factos e comportamentos, então vividos pelo Homo Ruralis Portucaleensis (e não só: com "boches" e "bifes" à mistura e à perna).
.
Já lá dizia o paupérrimo"Catálo", brilhante caçador de perdizes e lebres, para meu Pai, seu amigo de infância e com quem andara na Escola Primária, de aldeia no Alto Douro, onde o "rush" também deu muita febre e comichão : «Na minha casa a fartura é tanta que até os cães já se negam ao pão-de-ló» (sic). Não sei se, depois, tudo acabou numa desvalida Silicose , como milhares de outros.
.
Aos donos das minas , acabada a guerra, o Doutor Salazar inventou-lhes - com efeitos retroactivos, coisa nunca vista nem nunca mais voltada a ver, mas que começa a apetecer ver de novo , por parte de muita e esgotada gente... - inventou-lhes, dizia, o Imposto Sobre Lucros de Guerra. Deixou-os na falência, em meia duzia de semanas. No dia da publicação desse decreto começaram a fechar todas aas minas portuguesas, ou aparentemente "so". Hoje, só fingem existir as que alimentam a farónica snobeira dos telejornais...
.
Bravo Zé Miguel !.... I am longing for reading it.
.
Parabéns.
.
Rejubilamos todos.
.
Abraço forte, digamos que até um pouco, mas sentidamente, ruidoso, do
.
Rui Abrunhosa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial