LAH1954
um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
NOS ALMOÇOS DE ANIVERSÁRIO - 8
Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Ciências Geográficas. Ali fez ainda e depois o curso de Ciências Pedagógicas.
Mais tarde obteve, na Universidade do Minho, o Título de Mestre em Ciências da Educação no ambito da Análise e Organização do Ensino
Fez carreira no ensino secundário (11º Grupo - A - Geografia), estagiando no Liceu D.Manuel II, tendo sido Professor Provisório, durante 2 anos lectivos, no nosso Licev Alexandre Herculano e, posteriormente, Professor Efectivo ou Professor do Quadro de nomeação definitiva nos liceus da Horta,, de Vila Real, Salvador Correia em Luanda, D. Manuel II no Porto, de S. João da Madeira, de Espinho, e, por fim, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, até à sua aposentação.
Foi também Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto ( Metodologia do Ensino da Geografia) e ainda no Instituto Superior da Maia ( Sociologia da Educação
Além da docencia, participou activa e intensamente em funções de «Organização e Gestâo Escolar» e de «Orientação Pedagógica
Assim, no primeiro caso foi Director Regional Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, Assessor do Secretário de Estado da Educação e Juventude, Presidente do Conselho Directivo do Liceu de Espinho, Vice-Reitor e Reitor do Liceu Salvador Correia em Luanda, Membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Membro do Grupo de Trbalho para a Regionalização do Ministério da Educação, Vice Presidente do Instituto Superior da Maia (ISMAI) .
No relativo a actividades de «Orientação Pedagógica», foi Professor Metodólogo no Liceu Salvador Correia, Orientador Pedagógico em diversasa entidades votadas ao ensino secundário, também na Escola Superior de Educação do Instituto Politecnico do Porto e ainda na Faculdade de Letras do Porto.
Colaborou na organização de diversa legislação para o Sistema Educativo Portuguêse e participou na elaboração de «Programas»
Publicou Trabalhos Tecnicos, Didáticos, e de Investigação.
É co -autor de 5 livros escolares no âmbito do ensino da Geografia .
É Sócio Fundador das Associações Portuguesa de Geografos, de Professores de Geografia, das Ciencias da Educação, entre mais e, ainda, Sócio Fundador da Cooperativa de Ensino Superior "Maêutica" que gerou o «ISMAI» - Instituto Superior da Maia. Preside à Assembleia Geral da Maêutica.
«Entrementes» ( como se diz no "Douro Superior") foi mobilizado como Capitão Miliciano de Artilharia para fazer o « Reforço à Guarnição de Defesa da Província de Angola». Ali estadiou cerca de um ano em Nambuangongo e outro ano e alguns meses em Malange.
Mais importante que tudo ... foi decapentacampeão no «Jogo do Lencinho»... Sócio Fundador do clube «Os Atrevidos» e seu ultravirtuoso jogador... Tinha como único consócio - também ele fundador de tão pestigiado clube - o não menos virtuoso ( " de todo" diriam os pategos "da Linha") único outro jogador desta histórica agremição, para o culto do «Jogo do Lencinho», o gajo que, para que venha a servir de memória futura, escreve (e tem a lata de assinar), esta crónica.
Fica por recapitular a cena , numa aula prática do Dr.Alfredo Balacó, em que assumem força telúrica os tomates do pombo.... vou refletir sobre se conto ou não conto....mas lá que me apetece contar... apetece... Oh Queiróz! : ... e que tal se eu contasse?!...
Meu caro Queiroz !!! : que alegria me deste quando te abracei no nosso último almoço de aniversário, depois de décadas sem te ver!!!
Toma lá outro abraço, caraças !...
Rui Abrunhosa
_____________
terça-feira, 15 de setembro de 2009
NOS JANTARES DA MESSE - 2

Foi exímio cultor de actividades gímnicas e desportivas. Nomeadamente foi um brilhante jogador de "Handball" de onze não só no LICEV, onde, se estou bem recordado, foi campeão distrital do Porto, mas também no Académico do Porto.
.
domingo, 13 de setembro de 2009
NOS ALMOÇOS DE ANIVERSÁRIO - 7
Licenciou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Muitissimo estável na sua actividade profissional, trabalhou desde sempre na indústria metálo- mecânica numa das maiores empresas deste ramo de produção em Portugal. Sediada em Leça do Balío, tinha o nome de «Secheron». Ficou celebre porque fez o arco em ferro para, deslisando-o em carris assentes em ambas as margens do rio Douro, vir a servir de molde à construção dos arcos em betão da Ponte da Arrábida. A originalidade da solução foi reconhecida em todo o mundo desta área de conhecimento que então gratificou com admiração o Engº Edgar Cardoso que a concebeu , e os Engenheiros Mecânicos da Secheron que a realizaram. O Arco da Arrábida tinha então o record de se ter tornado no maior arco do mundo, em betão armado. Não sei se ainda é. Mais tarde a Secheron tranformou-se na SEPSA.
Ao longo de décadas prestigiou a Secherom e, depois a SEPSA, com o rigor a disciplina a qualidade do seu Trabalho. Ali o iniciou no Gabinete de Estudos, depois passou aos Serviços Tecnicos . Acabou no Sector Comercial.
Obviamente está hoje retirado da actividade profissional. Entretanto a SEPSA pifou. Logo que lá faltou a inteligência do nosso Valença... não sem que antes não tenha exportado para todo o mundo e feito quase toas as protecções metálicas das nossas estradas e auto-estradas.
Foi, desde sempre, um elegante cultor da actividade física programada. Fez atletismo e jogou ténis, até bem recentemente. Desde que se reformou "dá-lhe mais a morrinha" e vai espassando, cada vez mais, as sessões.
Tem como 'hobby' viajar... "not bad"!...
Frequenta desde a sua fundação o "Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes" onde, entre mais, se tem dedicado á Arqueologia. Inicirá ali, dentro de dias, novo ano lectivo, este ano dedicado à «Arqueologia do Território Português », dirigido pelo Prof. Armando Coelho da Universidade do Porto.
Homem de quatro ésses: Sereno, Simples, Sóbrio, ..." Sage"! ...
Abraça-te o
Rui Abrunhosa
____________________
sábado, 12 de setembro de 2009
APANHADOS A NAMORAR
LAH, lá nos contou, uma vez mais, com a frescura de sempre, de novidade acabada de chegar à superfície do patriótico conhecimento público, a corajosa tomada de assalto, do edifício da pide, ao lado do Prado do Repouso, no Porto, que comandou, em finais de Abril de 1974, denodadamente, com berros roucos, explodidos pelo rouco megafone que lhe coube empunhar em sorte revolucionária!
Um beijo para a Manuela, um abraço para ti, do
Rui Abrunhosa