LAH1954

um blog de antigos alunos do Liceu de Alexandre Herculano, do Porto

quarta-feira, 16 de maio de 2012

LIVROS QUE NOS FIZERAM - 7

.
.
.
OU QUE NOS DESFIZERAM ?
.
.
.
.
.
.
Da arte de destruir a curiosidade de um jovem,  aos 15, ou aos 16, ou aos 17 anos, por tudo o que é a compreensão da "Vida" !!! da bios...em todo o seu esplendor... de  algo "muito bem lembrado"... e posto no terreno....
Recapitulem só. Leiam, a título de amostras aleatórias, as seis páginas seguintes. E digam lá que não é porreiro:  mucor mucedo, esporângio, gametangiogamia, (sobre esta,o que se lê, é assim : "quando hifas pertencentes a sexos diferentes se encontram, dilata-se a extremidade"... etc etc...kadmiração!... não percam pitada: fungos monóicos, homotálicos, heterotálicos...
.

 .
E sobre os musgos! seria até poético... mas não... arremessa-se, autoritáriamente, com a Funária. E logo vem a panca  do costume. Ainda palavras não eram ditas, e veem-se logo coisas de pasmar, relativas à  «Reprodução», expelidas "en sacade" num enevoamento voyeuristico. ora leiam : pêlos rizoides ( Eu era lá capaz de casar com uma Funária por muitissimo higrométrica (sic) que fosse!...) para logo se descreverem uma parte inferior dilatada, o abdomen,(sic) outra alongada, o colo, (sic) e um canal que está cheio de mucilagem... (sic) ...Uááúúú! e lá se veem, outra  vez, arquegónios acompanhados de pelos estéreis (sic) chamados paráfises... Só agora é que percebi porquê o tal anda sempre a tirar parafises da língua quando vem à televisão...



.

 Chiça se Marquinhas!!!...que Filhos  duma Funária adulta!!!
.
.
.
 Leccionava estas tremendas biologias, plácida e quase silenciosamente,
.
o
.
DR. SÍLVIO  GOMES HENRIQUES
.
.
Some sort of a quiet man... Usava uma gabardina um tantinho cerimoniosa, para a época. Tinha um caimento bem melhor do que o das outras, as da malta e, até,  as de alguns professores mais mal azambrados, .. sei lá ..."do Filinto", "do Curado" e de tuti quanti... o tom era fugidío, entre o cinza, e o malte, Procurava, perspicazmente,  como quem tira o touro das tábuas, tirar a malta destas horrorosas tábuas onde iria passar horrorosas horas a marrar...para nada... para nada,...não!, para ficar toda a vida a odiar a Vida. Muito grato Dr Sílvio...desde então e até agora mais não tenho feito do que me deslumbrar com a contemplação da Vida tentando conhecer-lhe, compreender-lhe, aqui e ali, um ou outro detalhe ao alcance da minha diminuta capacidade de Conhecer. E chego sempre à mesma conclusão : tantos eneilhões (!) de "anos" a Criar e sempre o produto que sai vem cada vez mais "bem lembrado" .
.
Rui Abrunhosa
.
(1) - neste nossos tempos últimos, de surpresa em surpresa, a notação das quantidades terminadas em ilhões tem sofrido substânciais alterações e consideráveis arranjos arrajinhos e arranjões, numa interminavel engenharia financeira, sem a ponta de um corno de fidúcia... Compreendi, finalmente, que isto é mesmo democracia e, como tal, chega a todos. A nós chega-nos a oportunidade de nos quilhar bem quilhados... pela medida grande ... A quantia que nos foi reservada, muito democraticamente,  recebeu a designação de quilhões. Com Q grande.
_____________
______________

sábado, 12 de maio de 2012

LIVROS QUE NOS FIZERAM - 6

.
.
.
.
O BOBO




DE ALEXANDRE HERCULANO


.
.
.

Era de meu Pai. Lembro-me de o ver na sua estante desde os meus 4 ou 5 anos de idade. Usei-o nas nossas aulas de Portugês, no 4ºAno, (1951-2). No ano seguinte usou-o meu Irmão Luís.
.
Rui Abrunhosa
______________

domingo, 6 de maio de 2012

LIVROS QUE NOS FIZERAM - 5

.
.
.
.
A HISTORIA DO MATOSO
.
.
.
.

 .
.
.
Embora na capa se diga que para o 4º e 5º anos, a verdade é que como caloiro de 47/48 a História me apareceu no 3º.                                                                                                                                       Por 7 ou 8 de Outubro de 1949, entrou na minha sala de aulas - a do 3ºA - um Senhor, um Grande Senhor, que eu reconheci logo como o Presidente do Júri para Exame de Matemática no Liceu Salvador Correia , em Luanda, onde era Reitor, lá pelos idos de 44 ou 45 -  ao Aluno Voluntário, mais tarde Engº , Campos Costa, situação essa que já descrevi neste blog, bastante lá para trás.                                                        Vinha de bata branca, como também o vi em Luanda e, depois, por todo o sempre, ao longo dos três anos de História, um de Psicologia e outro de Filosofia do discipulato de cinco anos que tive o previlegio de lhe receber .  
A sua primeira aula, dada de pé, com a mais tranquíla paz em seu Espírito, e a mais critalina tranparência em seu falar ( para putos de 12 anos), versou o tema com que António Matoso abre este seu livro de História. 
Fiquei logo a gostar muito do Egipto e dos Egípcios, mais, a desejar dar lá, um dia, uma saltada. Filo em 1993, 44 anos depois!. Quantas vezes, nessa estadia de 15 dias, me lembrei, com saudade, do Dr. Malpique, a pessoa que me apresentou, pela primeira vez, o Egipto e, logo ali, me artilhou a curiosidade para o visitar 44 anos depois...! Falava de Tebas!... e eu lá estiva, ...agora com nome de Luxor.. .
Ora então recapitulemos a matéria DADA ( e não vendida  - sob escabrosas reinvindicações de clicks  a usarem crianças e jóvens como pedras de arremeço para a luta por objectivos que não têm a ponta de um corno a ver com as suas educações e não vendida, dizia, por interminaveis camadas sedimentares de gentes e agentes governamentais e governamentadas, para produzir, ao longo de décadas, do intigamente e do agoramente, a imbecilização na podre paz dos cemitérios de educandos(?!) transformados em passivos moluscos indiferentes à grande democracia só paras os 13.000  que têm esta merda na mão...) .





.
.
Rui Abrunhosa
_____________________

sábado, 5 de maio de 2012

LIVROS QUE NOS FIZERAM - 1






Li-o, reli-o, copiei-o para cadarnos de dulça linha, li alto, li baixinho, no principio soletrava mais do que lia, no fim já lia e só de vez em quando dava uma soletradela.... Comecei por apontar palavra por palavra com a ponta do dedo indicador... que deslisava, mais lesto ou mais lento, quanto mais elaborado, ou mais solto, era o soletranço... Ràpidamente tive de perceber que apontar com deslisante indicador não era constitucional....e a insiostência trazia consequências... suaves, amorosas, porém consecuências.... Recapitulemos a página 10...


... oh boi! ...tira o dedo da linha!...

































O LIVRO DA SEGUNDA CLASSE